domingo, setembro 24, 2006

Por outro lado

"Por Outro lado", na :2, Terça-feira, às 23h30, com Ana Sousa Dias é um oásis no panorama televisivo nacional. Ela sabe entrevistar. Lança as questões e deixa o entrevistado falar. Não o interrompe, mas também não o abandona. Acompanha o que é dito, deixando que o seja até ao final. E sabe ouvir. Só assim consegue retirar a seiva das respostas, fazendo nascer delas novas e oportunas questões. São deliciosas as suas conversas desfiadas.
Nesta semana, o convidado foi o professor e constitucionalista Gomes Canotilho. Falou sobre questões jurídicas. Debruçou-se sobre o Estado Social e os desafios que lhe são colocados. Emocionou-se com a evocação do seu irmão mais velho, já falecido, o advogado Mário Canotilho.
E, quase no final, garantiu que a tão esperada nova edição da Constituição, anotada em parceria com Vital Moreira, será publicada em breve.
A entrevista com o Prémio Pessoa de 2003 pode ser (re)vista na :2 na próxima terça, às 2 h 30 (só para noctívagos, portanto!).
PS 1 - O programa radiofónico da apresentadora é igualmente interessante. Na Antena 2, "Dias levantados", Domingos, às 13horas. Porque com ela, as palavras valem mais do que milhares de imagens.
PS 2 - O "Por outro lado" da próxima semana augura-se muito bom. O entrevistado é Fernando Savater, filósofo espanhol, professor de Ética, na Universidade do País Basco. É altura de conhecer o autor, depois de ter contactado com a obra.

6 comentários:

Joaninha disse...

Comungo completamente da tua opinião! E o que ressalto, ainda, é a capacidade que Ana Sousa Dias tem de se adaptar aos convidados. Lembro-me da entrevista com um dos "Gato Fedorento", Ricardo Araújo Pereira. Foi uma animação do início ao fim.
Quanto a Fernando Savater, contactei com a obra dele já há uns bons anos e recordo a clareza e a ironia na escrita. Gostei mesmo muito!

filipelamas disse...

"Por outro lado" é também um programa da minha eleição. Talvez pelas qualidades de Ana Sousa Dias, aquela «parceria» com Marcelo Rebelo de Sousa parecesse sempre um suplício para a jornalista. Há coisas que, simplesmente, não combinam...

Joe disse...

Pois eu cá, sempre que tento ver o "por outro lado" também me passo imediatamente para o outro lado. Durmo como um justo. Até pode ser com alguém muito interessante, mas para mim é mais eficaz que qualquer Xanax. Ainda há umas semanas foi lá a Lila Downs, de quem gosto muito, e não vi mais do que 3 minutos...

rtp disse...

A sério? Eu vi esse programa sem perder um pedacinho. A ouvi-la contar as suas raizes tão dispares, por parte de pai e da mãe... Então, Joe, não tente ver a repetição do programa com o Prof. Canotilho, a menos que seja assaltado por uma inoportuna insónia. :-)

Anónimo disse...

Não sou fã da Ana Sousa Dias mas confesso que a parceria com Marcelo R. Sousa contaminou a minha perspectiva. Entendo que é uma pessoa interessante e que entrevista com respeito os convidados, sem sede de protagonismo o que é honesto e saudável.
Penso que o Joe aceitará que de agressividade e entrevistas para que brilhe o entrevistador, está o nosso inferno televisivo cheio.
Cumprimentos a todos.

Canotilho disse...

joe acorda prá vida !!