domingo, setembro 10, 2006

Conversas à mesa

É uma bela tradição - não sei se apenas portuguesa - o almoço de Domingo, mais prolongado no tempo, com uma ementa melhorada e regado com um vinho (tinto, claro) uns furos acima do Paizinho, Campelo ou Presidente. Mais do que a gastronomia, na vida agitada de todos nós, é um momento especial de troca de impressões sobre a semana, como se a família analisasse a semana (muito melhor que o Prof. Marcelo) e preparasse a vindoura.
Ora, estávamos cá em casa em tal sossego quando um dos membros da família - que prefere manter o anonimato (e não, não sou eu) -, em tom grave e sério, desproporcionado até em relação à ligeireza do assunto em mérito, anunciou o pensamento do dia e da semana: «Mantém o coração no sítio, um dos pés à frente e outro atrás!». Seguiram-se risos do tipo: «que sentido isto faz?», contudo, logo nos apercebemos que comentário tão repentino nos obrigava a reflectir.
Deixo-vos a interpretação do ditote, na certeza de que ele foi importante para o nosso almoço de Domingo. Ah! E perdoem o tom paroquial do post, mas a vida também é feita destas coisas e de momentos como estes, de sincera ternura familiar.

4 comentários:

Cleopatra disse...

«Mantém o coração no sítio, um dos pés à frente e outro atrás!».

Pois eu não sei fazer isso.
Ou tenho os dois pés atrás ,ou se decido avançar, avanço e pronto.


A não ser que... seja um bom tango! Claro! ;)

rtp disse...

É verdade. O almoço de domingo também é vivido com solenidade institucional cá por casa.
Quanto ao dito parece-me muito interessante.
Quanto a ter um pé à frente e outro atrás, só tenho a dizer que nas minhas raríssimas incursões a sessões de Yoga, esse era um dos exercícios mais complexos. Há o risco de perder o equilíbrio. :-)

filipelamas disse...

Acho que a ideia é manter o coração aberto ao que vai surgindo, mas com os pés bem assentes no chão. O da frente representa as vezes em que devemos avançar e o de trás aquelas em que é aconselhável recuar. É uma das interpretações possíveis, mas ainda estou intrigado... Ah! Ao jantar não houve mais pérolas deste género...

rtp disse...

Não há dúvidas que é um sábio conselho, ainda mais com essa interpretação.
Mas, experimenta o tal exercício: um pé imediatamente à frente do outro (em fila), olhos fechados e braços ao longo do tronco. (Acho que é assim: nao sou muito versada em Yoga). E vê se não é difícil manter o equilibrio! :-)