segunda-feira, maio 18, 2009

"Dobram-se as mulheres doentes"


A edium editores tem o prazer de anunciar o lançamento da obra ”Dobram-se as mulheres doentes” do poeta Gustavo Brandão Nascimento. A sessão de apresentação decorrerá no próximo sábado, dia 23 de Maio, pelas 17.00 horas, na Livraria Index (Rua D. Manuel II, 320, Porto – ao Palácio de Cristal). Obra e autor serão apresentados pelo também prefaciador da obra André Lamas Leite.

Sobre o autor: Gustavo Brandão Nascimento nasceu no Porto em 16 de Fevereiro de 1976. Jurista de profissão, estudou História na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e é licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto. Dobram-se As Mulheres Doentes é a terceira obra consagrada à Poesia.

Sobre a obra (excerto do prefácio de André Lamas Leite) – “Mulher. Mãe. Filho. Doença. Este é o quadrado de «Dobram-se as mulheres doentes». A mulher; sempre a figura feminina. Contudo, não a mulher bela, esguia, de formas perfeitas e sensuais que dita as cartilhas da modernidade e os desfiles de moda que ensandecem o nosso tempo. A mulher no seu estado, dir-se-á, pútrido. A mulher doente, com os seios rentes ao chão, cuspindo lamas que são desejos, doenças, fatalidades, saudades. Mulher esta que, por sinédoque, é-o na medida em que é mãe, em que tem capacidade de parir, de carregar fetos, de expelir placentas. E em linguagem impressionista, por vezes violenta e cruel, quase agressiva para o leitor carecido de expiação.”


1 comentário:

rtp disse...

Lá estarei!
Parabéns ao GBN por mais este livro! :-)