quinta-feira, fevereiro 05, 2009

A origem do mau tempo em Portugal

O post anterior do filipelamas desenvolve um raciocínio ... curioso (à falta de melhor palavra). Após uma primeira reacção de estupefacção, pareceu-me que a linha argumentativa nele espraiada pode ser aproveitada para outros domínios com resultados bem mais proveitosos.
Ora, vejamos ...
O ilustre treteiro abordava a séria temática da crise económica e financeira. E perscrutando causas e soluções, naturalmente convocou gente de estirpe elevada com as qualidades adequadas ao sensível problema em discussão: ministras e primeiras-damas de méritos inegáveis para as coisas da política e dos negócios.
Ora, inquietando-me um problema mais prosaico, ainda que igualmente actual e com efeitos depressivos - o mau tempo que tem assolado o nosso país (ele é o frio, a chuva, o vento, o granizo) - perguntei-me se não podia ser usado o mesmo raciocínio.
Ora, o primeiro passo era encontrar um país em que o tempo não se apresentasse tão invernal e ver depois o que é que nele existe e que pode estar em falta em Portugal. Eis que me acorre à mente o Brasil e as imagens de Verão que de lá vêm. Num primeiro momento, poderíamos ser tentados a gizar, para tal, uma explicação que pusesse em destaque a sua localização no hemisfério sul. Demasiado linear ... Espicaçado o engenho à luz da metodologia adoptada por filipelamas, não podemos, no entanto, descartar as influências inegáveis que os astros produzem nessas coisas de meteorologia.
E da astronómica constelação brasileira, eis que nos deparamos com algumas estrelas que por lá brilham

Rodrigo Santoro

Reinaldo Gianecchini
Márcio Garcia

E se estes raios de sol não melhorarem o tempo meteorológico, mal não fazem ao psicológico ... ;-))))))))

8 comentários:

Thumbelina disse...

Ora, isto sim é um post! ;)

Anónimo disse...

Cheio de bom gosto este teu post RTP!

D. disse...

sem dúvida isto seria um óptimo tempo cá para estes lados xD

filipelamas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
filipelamas disse...

Pois cá está a resposta da rtp!
E mesmo à altura, embora se note o tom mais cândido... Fica bem a uma verdadeira senhora::::::::))

Eu cá prefiro "raias" de sol, mas é tudo uma questão de gosto!!

Fazem falta estas "picardias" cá no Tretas e, uma vez que não posso gabar o meu Porto, fiquemo-nos por questões... meteorológicas:::::::))

rtp disse...

:-)
Caro filipelamas, não foi apenas candura, mas uma precaução que, nos temas meteorológicos, me parece avisada. Mudanças repentinas de tempo podem gerar efeitos trágicos. ;-))))
Ah, então tu trazes os temas futebolísticos à baila. Tu queres mesmo uma sã picardia bloguística! Muito bem! ;-)))

Inês disse...

Acho a escolha das fotos muito comedida... ;p

ml disse...

e viva a meteorologia :)