quinta-feira, julho 10, 2008

Dicionário alternativo 2 in 1

Parabéns, luísa n!
De facto, o Senhor Marquis manda dizer que "mal ajambrado" significa "mal arranjado", "com falta de aprumo", "descuidado quanto à aparência ou quanto a qualquer outra qualidade em que se exige o mínimo de cuidado na apresentação".
Mais manda dizer que, em virtude da vacatura do cargo de Ministro dos Assuntos Culturais, por ora apenas lhe presta público louvor:)

E deixa mais um desafio, ou melhor, dois:

"pimpineira"
"aquele é um Neves".

Alea jacta est!

6 comentários:

rtp disse...

Humildemente pergunto: o Senhor Marquis permite a minha participação neste desafio?

Anónimo disse...

Na sua magnanimidade, o Senhor Marquis, Senhor de Aquém e Além Peloponeso Fornense, Dono das Imperiais Rotas do cravo do Forno e da pimenta queimada, hei por bem, ordeno e mando, a fim de por todos vós ser guardado, que deixeis a Senhora D. rtp tomar parte em tão vetusto acontecimento de nossas culturas, por ocasião da procissão de Santo António, entretanto adiada por causação de dilúvio por nós ordenado.
Assim se guarde, cumpra e faça cumprir por intermédio de todas as nossas justiças.

Palacium Fornensis, ad calendas 11.07, a. d. 2008.

Marquis do Forno

Anónimo disse...

pimpineira é piroseira

João Fachana disse...

Aquele é um neves: é um ignorante? um imbecil?um "tótó"?

J disse...

O singelo forasteiro Rego - que desde já coloca a sua franzina figura à mercê e serviço do magnânimo Sr. Marquis do Forno, nomeadamente, para efeitos da sua humilde participaçon no enchimento do balde, para assi de forma ligeira se tratar do dilúvio que, por obra e desgraça de Belzebu, assolou o formoso reino do Forno - tem para si, pelo pouco, mas muito acertadamente, que ouviu dizer às gentes do Forno, que o vocábulo "Pimpineira" significará mulher vestida com cores garridas e berrantes, podendo também ser usado com sentido pejorativo enquanto mulher mal vestida e pirosa.
Por sua vez, a expressão "aquele é um Neves", em humilde considerando, significará que aquele para o qual se aponta é um rapaz ou homem pacato, mortiço, frouxo e com propensão à mansidão de cornadura.
Desde já apresento os meus mil perdões ao Ministério da Fornicultura acaso a faladura ora botada seja estupidez do seu autor e não coisa acertada como o Sr. Marquis quer que seja.

shadowplay disse...

Discordo do singelo rego, se tal me é permitido.
A expressão "aquele é um neves" implica, a parecença com um sujeito denominado Neves, que por sua vez é um tolo, estroina, desleixado, que ferve em pouca água e raramente tem razão.
E parece-me boa ocasião para parabenizar os criadores do espaço. Muito agradável ao convívio.