terça-feira, junho 10, 2008

Porto de Vista Esclarecida (XXVI)

O alf acertou! Parabéns por desvendar este Porto de Vista e pela rapidez na resposta!
Era um fotografia da estátua de Garcia da Orta. Trata-se de uma Estátua de pedra da autoria de Vilar, realizada em 1971 e erigida na Praceta de Tomé Pires à Rua de Sagres nas proximidades da Avenida da Boavista.
No endereço www.vidaslusofonas.pt/garcia_da_orta.htm encontram-se interessantes informações sobre a vida e obra deste importante médico e naturalista do século XVI. Vale a pena uma consulta. Deixo aqui um breve excerto:
«Garcia da Orta nasce em Castelo de Vide, filho de Fernando (Isaac) da Orta e de Leonor Gomes. - 1523: Retorna a Portugal depois de estudar medicina em Salamanca e Alcalá de Henares. - 1530: Ingressa como professor de Lógica na Universidade de Coimbra. - 1534: Parte para Goa, Índia portuguesa, onde passa a residir, a trabalhar como médico e no comércio de especiarias e pedras preciosas. - 1563: Publica o seu Colóquios dos Simples e Drogas da Índia. - 1568: Falece. - 1580, 4 de Dezembro: Condenado post-mortem pelo Tribunal do Santo Ofício pelo "crime" de "judaísmo" (...)». In www.vidaslusofonas.pt/garcia_da_orta.htm

4 comentários:

filipelamas disse...

A Rua da dra. G...!
E tão bem enquadrada está a fotografia, com a regra dos terços e sem adornos do photoshop:)

rtp disse...

Sim, é mesmo essa rua. Por acaso e - só por acaso - quando estava a pôr o post, lembrei-me de que deveria descodificar a referência à Avenida da Boavista para certas pessoas mais distraídas!!! ;-)))
Thanks!
Eu segui o lema de um aprendiz de fotografo sabichão que sintetizou umas mui profícuas lições de fotografia com o lema: "Mais vale o JPG na mão do que dois Raw`s a voar". De qualquer forma "é tudo muito relativo!"
:-))))))))))))))

Thumbelina disse...

RCSNHA ;-)

filipelamas disse...

Ele há alunos que apreendem rapidamente a essência da coisa... Mas é como dizia o mestre: este programa é bom, aquele também... é um problema de preço...:))