sexta-feira, maio 16, 2008

«Pura Anarquia», Woody Allen


Comprei «Pura Anarquia» de Woody Allen (Gradiva) em trânsito para paragens insulares e durante a tão desejada viagem de avião a visão do expectável concretizou-se.
Woody não desiludiu. Juntou uma série de artigos publicados na imprensa norte-americana e serviu-nos uma cosmovisão do mundo do espectáculo, da física, dos sentimentos e do estrito «nonsense» em que é perito. Somos assomados por momentos de um leve sorriso e outros de uma gargalhada estridente, apesar de, em alguns artigos/contos se notar alguma falta de criatividade pela apresentação de estereótipos gastos como a loira pouco inteligente ou o produtor de cinema sacana e esmifra…
Acima de tudo, o livro vale pelo relato de como Woody parece ver o mundo: uma caixa de sapatos com buracos para garantir a qualidade do ar que se vai respirando no seu interior…

3 comentários:

Anónimo disse...

Eu cá caí na "Filosofia segundo" o dito... mas não passei das primeiras páginas. Achei melhor virar-me de novo para "Ensaio sobre a cegueira", até porque estou muito curiosa em relação ao filme. Não sei se encaixa nas suas preferências... Voltando a "A filosofia segundo Woody Allen", parece-me que a publicidade da contracapa é um tanto enganosa. Ou eu não soube chegar ainda ao sítio certo.
Bom fim-de-semana

Uma certa IP

rtp disse...

Gostei de ler ... o teu post!
Este livro de Woddy Allen foi um dos que recebi no Natal. Está na mesinha de cabeceira - a meio de uma longa pilha. Confesso que já tinha olhado para ele uma quantas vezes, mas nunca tinha vencido uma certa resistência que me impedia de começar a leitura.
Com este post será um dos próximos que irei ler! :-)

filipelamas disse...

Pois... as contracapas dos livros podem ser bem enganadoras! Quanto a Saramago, um dos meus muito queridos Autores, em especial o "Ensaio sobre a cegueira" e o "Evangelho". Desilusão apenas em "As pequenas memórias".
RTP: tem tempo a leitura deste livro! Ao que imagino deves ter nessa "pilha" outros mais interessantes!