terça-feira, maio 13, 2008

Porto de Vista Esclarecida (XXIV e XXV)

O alf acertou no Porto de Vista XXIV! Muitos Parabéns!
Tratava-se , de facto, um pormenor do interior do Teatro Nacional S. João.
Deixo algumas informações (retiradas da página oficial http://www.tnsj.pt/)sobre esta bela sala de espectáculos portuenses.
"Denominado, originalmente, como Real Teatro de São João, o edifício primitivo – projectado pelo arquitecto italiano Vincenzo Mazzoneschi (à época cenógrafo do Teatro de São Carlos, em Lisboa) – foi inaugurado em Maio de 1798 e seria quase totalmente destruído pelo fogo, na noite de 11 para 12 de Abril de 1908. A sua estrutura interior era semelhante à do Teatro de São Carlos e a sua composição próxima dos teatros de tipo italiano que se tinham estabelecido como regra de sucesso até ao nascimento do "teatro francês", derivado igualmente desse modelo. Após o incêndio, a partir de 1912, o Teatro de São João foi reconstruído pelo arquitecto portuense José Marques da Silva (1869-1947), muito influenciado por uma visita a Paris, em 1908, durante a qual observou a recuperação do frontispício do Théâtre d’Amiens (1778-80), assinado pelo arquitecto Jacques Rousseau. O novo Teatro de São João foi inaugurado a 7 de Março de 1920 e, numa tentativa de continuidade, a sua programação foi naturalmente dedicada ao teatro e à ópera. Mas, logo a partir de 1932, e seguindo os ares do tempo, a exibição cinematográfica tomou conta da casa que adoptou a designação de São João Cine.
O imóvel seria adquirido pelo Estado no dia 8 de Outubro de 1992 e inaugurado, como Teatro Nacional São João (TNSJ), um mês e meio depois, a 28 de Novembro, sob a direcção de Eduardo Paz Barroso. É o início do projecto de reabilitação, assinado pelo arquitecto João Carreira. Os trabalhos, da responsabilidade do IPPAR – Instituto Português do Património Arquitectónico e Arqueológico, com o apoio do programa FEDER, foram iniciados a 2 de Janeiro de 1995. Durante oito meses e meio, o TNSJ foi objecto de um complexo processo de recuperação, conservação, inserção e restauro do seu interior, tendo sido igualmente equipado com todas as infra-estruturas e equipamentos apropriados e actuais. A reabertura foi feita a 16 de Setembro do mesmo ano."

A maria acertou no Porto de Vista XXIII. Muitos parabéns também!
Era uma foto de um dos bancos existentes no interior do Museu de Serralves.

Sem comentários: