segunda-feira, novembro 19, 2007

Porto de Vista Esclarecida (XX)

Aqui vai um post já há muito prometido! (Não, não é um novo episódio da novela a seis mãos "Pintado de Fresco"!). É a resposta ao último Porto de Vista, brilhantemente vencido pela Luísa do blog "Silêncio ensurdecedor"!
Era um enigma especialmente difícil e bastante sui generis.
Não havendo muito a dizer sobre o edifício em que aquele alto-relevo se encontra (uma cinzenta, envelhecida e conspurcada construção) na Rua de Faria Guimarães, vou apenas dar conta da razão de tal desafio.
O Duarte, outro campeão desta rubrica, solicitou-me novo enigma, de preferência um que fosse difícil (complexa missão com tão bons "concorrentes", todos dignos da Fórmula Um dos Portos de Vista!) e exemplificou com um anterior da Rua Fernandes Tomás (Porto de Vista XII).
Estavam lançadas as premissas com que construiria o próximo desafio. Aquele "retrato" de São Cristóvão olhava-me de todas as vezes que por ali passava invariavelmente a passo de caracol numa fila de carros que sempre começa bem antes do Viaduto de Faria Guimarães. Por diversas vezes tentei fotografá-lo até que fui bem sucedida.
Pareceu-me que era seria muito difícil para quem não fizesse aquele percurso em direcção à VCI. Para os outros era uma questão de localizar a imagem familiar. Por outro lado, tal como no outro Porto de Vista que me servira de inspiração estava em causa um edifício triste e quase abandonado com uma pequena nota dissonante para onde fugia sempre a minha atenção!

8 comentários:

filipelamas disse...

A conduzir e a tira fotos??
E ainda por cima vislumbrando-se, encostado à faixa da esquerda uma viatura da PSP?
Afinal não há só um prevaricador das regras de trânsito neste blog!
Apanhada em flagrante, rtp!

rtp disse...

Ups!!!

. disse...

olha a minha rua... acho que uma vez ia sendo atropelado pela rtp por acaso... :)

Joaninha disse...

Não há dúvida, em flagrante!...
Mas foi por uma boa causa, o que é motivo de atenuação da sanção, certo? ;)

rtp disse...

Então, era o Reinaldo ...
:-)))
Bem, acho que já não posso "postar" a fotografia que tirei ontem em pleno tráfego caótico no coração do Porto... Depois chamam-me recalcitrante e já não há atenuação que me valha! :-)

x disse...

não perdia nada em ter atropelado ;), esse ser distraído que se esquece que a rua dele é tem uma estrada óptima, para conduzir rápido com o cabelo ao vento )*

. disse...

eu que pegue no carro e te encontre a pé na rua...
por acaso faço a rua bastante depressa também ;)
A peça artística fotografada está no edifício de uma leiloeira, é o meu contributo para o porto de vista

White Castle disse...

Devo felicitar, desde já, a Luísa! Ainda andei bastante pelo Porto e, numa das conversas com o Duarte falei que a imagem devia ser perto de Paranhos!
E agora entendo porque a minha mãe dizia que a conhecia, visto que, para eu ir para Amarante, quando vou de camioneta ou carro (o que até há um mês era muito raro), passava por lá...
Assim, devo admitir publicamente que sinto uma "desilusão interna" ;) sempre que lá passo! Pena não ter carro normalmente no Porto :(

E, novamente, muitos parabéns à Luísa ;-)