sábado, outubro 13, 2007

Apontamentos de reportagem


1. Rui Veloso e a Orquestra Metropolitana de Lisboa actuaram 4.ª-feira no Coliseu do Porto, por ocasião do aniversário do Montepio Geral. É sempre muito bom ouvir o Rui! Pena é que o som do Coliseu seja uma desgraça! Ah! E que a Orquestra tenha estado fraquita... parecia mais a dormir que outra coisa... Assistir de camarote a um espectáculo intrinsecamente bom, mas com debilidades externas... tem a sua piada!

2. Jorge de Sousa Braga. Um poeta que desconhecia, mas com vários livros publicados na Assírio & Alvim. Apresentação da sua mais recente obra no mítico Piolho. Sítio pouco propício a que se ouça o que se vai dizendo. Fica a obra pouco consensual do autor, muito marcada pela sua vida de médico obstetra. Darei nota de alguns poemas aqui no blog. Ontem.

3. Também ontem, Concerto de Gala de Abertura do Ano Lectivo pelo Orfeão Universitário do Porto, no Salão Nobre da Reitoria da U. Porto. Fantástica a actuação dos madrigalistas, com notável trabalho de recuperação de músicas da Idade Média. A música sacra teve lugar de destaque, impressionando sobretudo o Credo com interpretações de solistas promissores. Pena foi a fraca adesão da comunidade académica. Tanto se fala em falta de oferta cultural que, quando ela existe, os mais críticos não aparecem. É um sintoma do País e uma realidade da Universidade.

Bem, como diria Raúl Durão, recentemente viajado para outras paragens, ficam estes pequenos "apontamentos de reportagem"...

2 comentários:

x disse...

que reportagem tão dinâmica. :) seria uma rubrica muito interessante a manter no tretas.

rtp disse...

Tendo, também, assistido ao Concerto do Orfeão, subscrevo as palavras do terceiro apontamento de reportagem de filipelamas - o aplauso aos intérpretes e a desilusão pela reduzida assistência de elementos do universo académico.