domingo, setembro 30, 2007

Early Night Posts (33)


Secret Painting (Ghost), 1968, Colecção Berardo, Centro Cultural de Belém


Tenho que confessar que quando a joaninha me lançou o desafio, era o livro de Martin Page aquele que estava mais próximo. Simplesmente só tem 160 páginas!
Fica, agora, uma citação dessa obra que ainda não existe na língua pátria e que, por isso, estou a acabar de ler em inglês. É um livro entusiasmante e muito, mesmo muito divertido. Numa narrativa repleta de humor, vamos acompanhando a vida de Antoine, que, qual Cândido de Voltaire, se vai interrogando sobre a essência da vida e se vai (quase, mas só quase) desiludindo com a natureza humana
.

"Men simplify the world with words and thoughts, and that’s how they create certainties; and having certainty is the most potent pleasure in this world, far more potent than money, Sex, and power all combined. Renouncing true intelligence is the price we have to pay for having these certainties, and it`s an expenditure that never gets noticed by the bank of our minds. In this instance, I actually prefer those who don’t huddle behind the cloak of reason, and come out and admit the illusory nature of their beliefs".

Martin Page, How I became stupid, Penguin Books, p. 59.

5 comentários:

Unknown disse...

Fiquei curiosa e por isso recorri ao google para saber mais coisas sobre Martin Page. A minha curiosidade deparou-se com o livro referido. Descobri que está traduzido pelas edições ASA e pertence à colecção -Pequenos prazeres.
Obrigada. Ler o que escreves às vezes intimida-me não pelo conteúdo dos textos mas pela quantidade de coisas que sabes e que lês. Uf a coragem cansa...

Thumbelina disse...

Eu já estou na fila... ;)

***

Joaninha disse...

Só o título do livro é mais do que um óptimo convite à leitura...

P disse...

Eu estou na fila, igualmente.
"I actually prefer those who don’t huddle behind the cloak of reason, and come out and admit the illusory nature of their beliefs." Não será de, linearmente, assinar por baixo mas, ainda assim, é um desafio/provocação vigorosa!
Um abraço
P.

rtp disse...

Maria (eu conheço-te?), muito obrigada pela simpatia e parabéns pela coragem! :-)
Gosto muito de ler, apenas! Se pudesse, dedicava todo o meu tempo à leitura! Bem, quase! :-) (Aliás, vou repensar este meu gosto, pois a razão do Antoine se tornar estúpido foi a tentativa de ser menos intimidnate! :-))))))
Não sabia que o livro tinha sido editado pela ASA. Suponho que tal deve ter acontecido muito recentemente. O livro foi-me sugerido no fim do mês de Julho por quem o tinha lido em inglês. procurei-o em todas as livrarias e não existia, nem em português, nem no original francês, nem em inglês... Acabei por encomendá-lo. Recebi-o há pouco mais de uma semana. :-)
Curiosamente, joaninha, o ponto fraco apontado, pelos críticos, é precisamente o título!! :-)
Thumbelina, estou quase a acabar.... :-)
A si também empresto, baudolino. É mais difícil, no entanto, a "traditio" indispensável à celebração do comodato!! :-)