sexta-feira, julho 27, 2007

ZOOMático com sabor a férias


Recordando com gosto e saudade umas férias de há meia dúzia de anos, fiz este mosaico em jeito de sugestão de pontos de visita e formulando votos de muito boa viagem e de umas óptimas férias para dois amigos que vão rumar à Aveiro holandesa! ;-)
Linha superior da esquerda para a direita: 1. Passeio pelos canais; 2. A Het Houten Huis, Begijnhof, n.º 34 (conhecida como a casa de madeira mais antiga da cidade num núcleo urbano com traços ainda marcadamente medievais e onde se respira tranquilidade, apesar de se encontrar no coração de Amesterdão); 3. Magere Brug (a mais célebre das quase 1500 pontes de Amesterdão; muito estreita; o American Express dizia que abria de 20m em 20m: esperei em vão que tal acontecesse!)
Linha intermédia da esquerda para a direita: 1. Vista da foz do Amstel; 2. Central Station (onde Anne Frank e milhares de judeus e outros perseguidos embarcaram em direcção aos campos de concentração) 3. A Casa de Anne Frank (um dos pontos que mais gostei de visitar). .
Linha inferior da esquerda para a direita: 1. Vista sobre o Amstel com a Magere Brug ao fundo; 2. Réplica de um barco da Companhia das Índias, chamado Amesterdam, no Scheepvaart Museum; 3. Uma das famosas casas flutuantes.

Ficam de fora do mosaico, apesar de pontos imperdíveis: os museus Rijksmuseum e o Van Gogh Museum, as Igrejas (em especial a Nieuwe Kerk e a Oude Kerk), os muitos mercados de flores, os passeios pela Dam Rak e pela Dam, artéria e praça principais da cidade, e claro, pelo famoso Bairro da Luz vermelha.

11 comentários:

filipelamas disse...

Um dos amigos agradece muito estas sugestões que serão tidas em elevada conta, vindo de quem vêm! Realmente estou a precisar de sair do Porto!
Beijos.

Anónimo disse...

Lamentavelmente ainda não tive oportunidade de visitar esta cidade fantástica, mas confesso que fiquei com vontade com este post. :)

GBN disse...

Caro amigo Filipe Lamas, depois de tanta melhoria, desejo-lhe melhorias para si; melhorias nos ares, nas paisagens e nas terras! Um abraço e boas férias.

filipelamas disse...

Bem preciso, amigo GBN! Divirta-se também!

Nilson Barcelli disse...

De Amesterdão conheço bem o aeroporto...
A vista aérea é bonita, principalmente na Primavera e no Verão.
Boas férias para o Filipe. O outro... não conheço.

Bom fim-de-semana.

Serenidade disse...

Boas férias...


...serenas

João Fachana disse...

Amesterdão e toda a Holanda em si são inesquecíveis! Já lá fui e ambiciono voltar lá brevemente! Sugiro uma volta à Holanda de bicicleta, através da famosa ciclovia tipo "scut" (free of charge).E até dá para manter a forma!;)
Umas boas férias!

x disse...

nunca tive tanta vontade de ir amesterdão como este verão. o mosaico deixou-me ainda mais curiosa. *

p.s boas férias a todos!

P disse...

Filipe, antes de mais, obrigado pela simpática mensagem! Estou a precisar de férias depois de superada a prova. Felizmente, foi muito batalhado mas correu pelo melhor.
Aproveito para desejar boas férias, que o ambiente descontraído e contagiante da cidade do Amstel o ajude a recuperar baterias!
Um grande abraço
P.

rtp: tenho umas fotos, especialmente uma com candeeiros que, em breve, enviarei. Um abraço.

Joaninha disse...

Boa recolha e um aperitivo para quem não conhece a cidade! Boas férias para quem para lá vai...

rtp disse...

Fico à espera das fotos, baudolino!