terça-feira, julho 31, 2007

Portugal de Vista esclarecida (VII)


O Anónimo acertou! Muitos parabéns! Mas, dado o seu anonimato, não vamos poder oferecer-lhe o magnífico prémio com que bridamos sempre os nossos campeões! ;-) (Por falar nisso há dois que ainda não levantaram os seus prémios, não é?)
É efectivamente um dos peixes do "cardume" de esculturas que se encontra no Furadouro, junto à praia.
Quando já começo a sentir o cheiro das minhas férias que se aproximam, guardo ainda na memória olfactiva o odor a maresia com que fui recebida, há alguns dias, no Furadouro. Apesar das frequentes visitas na infância há muito que não me deslocava a essas paragens e, também há bastante tempo, não sentia um cheiro tão intenso a mar. Soube bem! Tão bem como as lulas num restaurante típico de que não me lembro o nome e como o brilho dos último raios de um pôr-de-sol magnífico! (que a foto do post de dia 26 documenta devidamente!)
Nesta altura em que já não apetece pensar muito, deixo uma citação do livro "Viagem a Portugal" do José Saramago, em que a páginas 80, ele diz: "De Ovar ao Furadouro são cinco quilómetros por uma estrada que vai a direito, como se quisesse lançar-se ao mar. Aqui a praia é um areal sem fim, encrespado de dunas para o sul. E a luz é um cristal fulgurante, (...). A esta mesma hora, no Verão, cegam-se os olhos com as múltiplas reverberações do mar e da areia. Agora o viajante passeia na praia como se estivesse na aurora do mundo.
É o momento solene
."

4 comentários:

rocky disse...

Todo o T&L respira férias e exala cheiros há muito esperados: de maresia, de luz intensa, de descoberta e de liberdade...
Esse fim de dia foi já, de facto, uma antecipação dos pequenos prazeres desejados e em boa companhia.
P.S.: É pena a imagem não vir acompanhada da banda sonora correspondente...simplesmente divinal! ;-)

redonda disse...

Estou a gostar da ideia de descobrir um blogue que oferece prémios :)

rtp disse...

É verdade, Rocky. Falta a banda sonoras... divinal, de facto! ;-)

É verdade, redonda. Magníficos prémios... assim o magro orçamento o vá permitindo! ;-))

Claudia Sousa Dias disse...

Que delícia! Despertaste-me a vontade de ler!


Um beijo grande1


CSD