quinta-feira, julho 26, 2007

Porto de Vista Esclarecida (XVIII)

A IP acertou! Parabéns! O duarte, também, merece o aplauso do T&L, pois percebeu de que edifício se tratava, apesar de não o ter identificado!
Trata-se, de facto, de um pormenor que encima o Palácio do Comércio que se encontra na esquina entre a Rua de Sá da Bandeira e de Fernandes Tomás.
Curiosamente, só reparei nas letras e na escultura, quando as vi a partir do parque de estacionamento do Centro Comercial "Via Catarina". No preciso dia em que tal aconteceu e em que esbocei uma tentativa (frustrada, diga-se) de fotografar o pormenor para um "Porto de Vista" recebo este desafio da luísa. A minha tarefa ficou claramente simplificada. E ainda dizem que não há coincidências! :-)
Para além de uma breve referência ao edifício no livro "O Porto em vários sentidos" de Agustina Bessa-Luís com fotografias de Nicolas Sapihea ("Na boca de cena de um comércio quase desaparecido, resistem heróis e corcéis. Os guardiães dos «Armazéns do Castelo» continuam no seu posto.", p.62) encontrei alguns elementos informativos no blog a cidade surpreendente:
"O projecto de arquitectura é de David Moreira da Silva, genro de Marques da Silva o arquitecto que, a par de Nicolau Nasoni - em tempos diferentes -, mais marcou o Porto com a sua arte. (...)
(...) o promotor do Palácio do Comércio foi «Delfim Ferreira, conde de Riba d'Ave, tendo-se encarregado da sua construção, a Cooperativa dos Pedreiros sob projecto de engenharia de Teixeira Rego». «(...) o custo total da obra, considerado gigantesco para a época, terá rondado os 300 mil contos. Toda a caixilharia é em bronze e alguns dos vidros aplicados em algumas das janelas e vitrinas, são em formato curvo e, ao que apurei, foram importados da Bélgica, a preços elevadíssimos», acrescenta Álvaro Mendonça no seu comentário. Informações preciosas, a que acrescento a de Pedro Lessa que nos diz que a data do projecto é 1941, de acordo com o Jornal dos Arquitectos, nº 85 de Março de 1990, pág. 31
"
http://cidadesurpreendente.blogspot.com/2006/08/o-palcio-do-comrcio.html
Foto parte superior: luísa do blog silêncio ensurdecedor
Foto parte inferior: blog a cidade surpreendente

1 comentário:

Anónimo disse...

Ainda dizem que não há coincidências...