domingo, julho 01, 2007

Dicionário Alternativo

Com o devido consentimento da RTP, verdadeira Provedora do Fornense, o próprio Marquis lança um novo desafio desta mui nobre língua de tantos infelizmente desconhecida:
"Comer à cão".

Aproveito ainda para informar os mais desatentos que o Forno será palco de uma reunião do ECOFIN, em data a publicitar somente nas vésperas do evento, atentas as candentes questões de segurança mundial e a famosíssima competência das FOSF (Forças de Ordem e Segurança do Forno). Tudo, claro, com recepção luxuosa do Marquis às comitivas dos 27.

23 comentários:

White Castle disse...

Não me aventurando ainda na descoberta do significado desta expressão, venho perguntar sobre o porquê de aburricar significar amancebar-se, aliás explicação prometida pela RTP... Aliás, desde já digo que a própria palavra amancebar-se deu que falar ;)

Anónimo disse...

Veja, por obséquio, a explicação para "aburricar" no post respectivo.
Cordialmente,

Marquis do Forno.

Anónimo disse...

Confesso que a expressão "comer à cão" apenas me sugere aquilo a que na minha terra se chama "ajabardar" (que vem de jabardo e que significa comer de forma pouco civilizada).
Mas a explicação fornense não deve ser assim tão linear ;)

Joaninha disse...

Já sei que a explicação é sempre mais complexa... mas será comer de boca aberta??

Anónimo disse...

Keep trying!

Q&Q disse...

Comer tudo até aos ossos. Comer sem tirar o focinho do prato.

Anónimo disse...

comer empoleirado em cima da cadeira..

White Castle disse...

Comer depressa...

White Castle disse...

talvez comer as sobras, os restos...

João Fachana disse...

Comer muito e depressa... Como quem está esfomeado. Eu conhecia era a expressão "comer que nem um cão"!

Anónimo disse...

Ó FSP, nem a imaginação do Forno chega aí...
Comer é de certeza, mas ainda não chegaram lá!!

Cordialmente,

Marquis do Forno

J disse...

Não sei se me atreva a fazer alguma associação sexual à expressão... Se calhar é melhor não.

Anónimo disse...

Meu caro Visconde Rego,

É melhor não, dado que à expressão falece qualquer conteúdo carnal...
Cordialmente,

Marquis do Forno

White Castle disse...

Comer de fugida, às escondidas...

João Fachana disse...

Comer e arrotar (=ladrar)?

Anónimo disse...

Estou ansiosa para descobrir... E, depois, peço-lhe o favor de me(nos?) facultar material bibliográfico que suporte estas suas indicações (à semelhança do "aburricar",pf). Às vezes este blog...:) Cumprimentos.

Anónimo disse...

Começo a achar que esse tal "Forno" é um "à espéce" de Prioridado de Sião - invenção de uma mente engenhosa.

Este forno é demasiado quente para ser verdade...

Ui.... Queima...

Anónimo disse...

Meus caros,

"Comer à cão" significa comer de borla, de graça, de modo grátis, sem pagar. Também conhecido por "comer à pala" ou "comer à gola".
Como se sabe, os cães não pagam a sua alimentação aos respectivos donos, nem tão-pouco os animais vadios. Donde, por um interessante processo de animismo, tal como em "aburricar", a expressão passou a ser usada pelas gentes do Forno.
É certo que hoje é apenas conhecida dos mais velhos e daqueles que, tal como eu, se interessam pela linguagem dita "popular".
Quanto a indicações bibliográficas, sendo exacto que em vários casos similares a este elas existem, neste particular apenas recordo que, por definição, o "Dicionário Alternativo" se baseia na tradição oral.

Cordialmente,
Marquis do Forno

Mr. Sherlock disse...

Meu caro, eu conhecia era "comer à pato". Expressão que dá a corruptela "à pato" que pode ser usada sempre que alguem faz algo a borliú, tipo vais de férias à pato, etc...
Mas o comer à pato eu conhecia há imenso tempo. A logica é a mesma, não acha cher Marquis?

Anónimo disse...

Caro Mr. Sherlock,

É verdade! Como eu me entendo com Vossa Exa.!
Ainda lhe atribuo uma comenda no próximo dia nacional do Forno. Qual prefere?

Cordialmente,

Marquis do Forno.

Mr. Sherlock disse...

Meu caro Marquis,
deixo à graciosa margem de discricionariedade e criatividade do meu amigo a escolha dessa comenda, na certeza de que essa escolha será magnanime e perfeita.

Anónimo disse...

Caro Mr. Sherlock,

Após reunião extraordinária do Alto Conselho das Solenes Insígnias do Forno (ACSIF), foi deliberado, por unanimidade e aclamação, agraciar

Mr. Sherlock, que também dá pelo nome de C.G.,

com o título de Grande Oficial da Ordem da Segurança, Serviços de Inteligência e Assuntos Internos, criada pelo meu saudoso antecessor, o 20.º Marquis do Forno, Dom Alpoim de Castro Telles e Souza de Menezes.

A cerimónia ocorrerá no próximo Dia Nacional do Forno, a 10/5/2008.

Cordialmente,

Marquis do Forno.

Mr. Sherlock disse...

Mui agradecido por esgta mui dignificante honra do Marquis do Forno, ou como dizemos em Baker Street "The Hoven Marquis".
Pois venha dái Maio de 2008.
ps: já agora aonde fica o forno?
PS: e que ninguem responda que é na cozinha junto ao lava-loiça.