quinta-feira, junho 28, 2007

Porto de Vista Esclarecida (XV)

O domingonomundo acertou! Trata-se de um pormenor do terraço trapezoidal escavado num dos vértices da Casa da Música. Acessível através do Restaurante Kool, este ponto, no último piso da Casa da Música oferece uma interessante perspectiva sobre parte da cidade do Porto. (Aqui fica uma foto do terraço e não a da vista sobre a Rotunda da Boavista pois tendo sido tirada à noite e com fraca luminosidade, não faz jus à qualidade da perspectiva).
Este Porto de Vista foi colocado oportunamente para me proporcionar o ensejo de assinalar o facto de aquele (discutido) trabalho de Rem Koolhaas ter sido agraciado, conjuntamente com mais doze projectos, pela Royal Institute of British Architects (RIBA) com o seu Prémio Europeu para 2007.
Deixo aqui, também, a imagem da Casa da Música que consta do site do RIBA (http://www.riba.org/). Aí podem ser vistos os diversos edifícios contemplados com as várias categorias de prémios. Destaco o dos Law Courts em Antuérpia.

4 comentários:

P disse...

Rem Koolhaas é um arquitecto fantástico e algumas das suas obras, quando se vai inadvertidamente a passar por elas têm sempre aquele impacte que uma obra de arte deve ter. Aconteceu-me várias vezes,nas minhas passeatas pela Holanda, muitas vezes chamado pelos meus (muito pequenos) filhos, o que é significativo. Não será o meu arquitecto favorito, se assim se pode falar mas é seguramente muito relevante na arquitectura contemporânea.

Joaninha disse...

Gosto muito do edifício. Acho-o original e poderoso, bem à imagem da cidade do Porto. Fico contente por saber que a construção foi justamente premiada!

x disse...

ao contrário de muitas vozes, eu acho que o edifício está perfeitamente enquadrado. gosto mesmo do que me transmite, gosto do sentimento de liberdade que lhe está inerente nos skates dos putos ou nos esboços dos estudantes, que lá se sentam a desenhar. *

filipelamas disse...

A recordar os tempos em que ainda tinha tempo para ir à Casa da Música!