quarta-feira, maio 09, 2007

Porto de Vista Esclarecida (X)

A Luísa acertou. Parabéns!
A primeira fotografia é da cúpula do belo edifício que, até há pouco tempo, albergou a Faculdade de Ciências, e em que hoje está instalada a Reitoria da Universidade do Porto.
É o tecto que coroa o átrio fronteiro ao Salão Nobre.
Nesse espaço, o que me deslumbrou (depois de tantas e tantas idas a este local, mas com olhos pouco atentos) foi o conjunto de pinturas que se encontram nas suas paredes e cujas fotografias aqui deixo. Pareceu-me, no entanto – o que foi corroborado por filipelamas - que tal seria muito fácil, sobretudo para o GBN (agora sim, GBN, pode sentir-se pressionado!)
Então, optamos pela cúpula.
Depois, para facilitar, coloquei uma fotografia da estátua que represnta a Universidade e que se encontra no piso térreo entre os dois braços de escadas.
Nada sei sobre as pinturas, nem sobre a estátua.
Direi, por isso, apenas, que o início da construção do edifício data de 1807. É da autoria do arquitecto José da Costa Silva. A execução da obra foi dirigida pelo Engenheiro Carlos Amarante.
Aí foi instalada, inicialmente, a Academia Politécnica. Na verdade, em 1803, a Junta da Companhia dos Vinhos e Alto Douro solicitou a D. João VI, então príncipe regente, a criação de aulas para o ensino do comércio, matemática, francês e inglês. Foi criada, então, a Academia Real da Marinha e do Comércio com as cadeiras de matemática, filosofia, comércio, desenho, manobra naval e aquelas duas línguas.
A obra só foi concluída nos finais do séc. XIX. Pertence ao estilo neoclássico, apresentando claras semelhanças com o Hospital de Santo António.
Uma menção honrosa para o PDM (;-)) e para Mr. Sherlock - pelos palpites certeiros, mas tardios -, para o LPC - pelo brilhante raciocínio - e para o Amândio Sereno - por ter estado muito perto ao referir o Salão Nobre (afinal era outro! :-))

4 comentários:

Joaninha disse...

Isto é que é aprender logo de manhã... Confesso que não cheguei lá! A cúpula não ajuda e a estátua podia estar em tantos sítios!!!

Anónimo disse...

As Luísas são sempre sagazes. Mas para evitar beneficiar dos louros da "sagesse" alheia, não sou a Luísa que acertou.

ml disse...

:) confesso que a cúpula me fez alguma confusão... mas com a estátua deixei de ter dúvidas. vá lá, consegui ;)

ml disse...

e muito obrigada pela "visita". é sempre bom :)