quinta-feira, abril 19, 2007

Sunset - Nitin Sawhney

"Sunset" pertence a "Prophesy", álbum de 2001 de um dos meus músicos favoritos: Nitin Sawhney.
Os trabalhos reflectem as suas raízes. É britânico de ascendência indiana.
Para além de misturar muito bem as sonoridades do mundo ocidental (nomeadamente electrónicas) com as das culturas orientais, utiliza a música para transmitir mensagens muito interessantes. Em variadas canções, e sobretudo nos videos, deparamo-nos com uma perspectiva crítica de certas características do nosso mundo.
Já era fã. Mas depois do vibrante concerto a que tive o imenso prazer de assistir na Casa da Música, há cerca de dois anos, redobrei a minha admiração. Sawhney, na apresentação de “Philtre” arrebatou o público numa sala 1 apinhada.

10 comentários:

verde disse...

Gosto muito de Nitin Sawhney, do toque oriental que põe nas músicas, através do uso da cítara e de cantoras indianas. No filme "The good name" a banda sonora é dele.
A música dele de que mais gosto é uma que se chama "Nadia"...com forte influência e sonoridade indiana. A "Sunset" também é muito bonita. :)

rtp disse...

That`s true, verde! ;-)
Mistura sonoridades ditas modernas, com sonoridades que pertencem a certas tradições menos "comuns" ou "vulgares". A indiana, sem dúvida, mas também a "gitana". Veja-se a boa combinação da electrónica com o flamenco, por exemplo na "Noches en vela" do último cd (PHiltre"). LINDO!
Este é um dos casos em que eu não tenho músicas favoritas. Gosto de todas! MUITO! Não me canso de ouvir os cds! TODOS!
Só queria que voltasse a Portugal, de preferência ao Porto! :-)

Joaninha disse...

O ritmo é bom e a música fica no ouvido. Boa escolha! Tenho pena de nunca ter assistido a um concerto dele...

filipelamas disse...

Não conhecia, para variar, mas gostei da sonoridade! Mais um a ser incluído no vol. II do Best Of do T&L. Que é feito da Thumbelina Records?

Thumbelina disse...

Thumbelina Records is alive and kicking!

O Nitin Sawhney já cá canta! Mas à velocidade a que estão a sair os posts de música nunca mais temos Vol.II :P ... MORA NO CUMPRIMENTO!

Vá, vamos lá postar em ritmo licenciatura-de-sócrates e domingo já cá temos o cd ;-)

SONY disse...

Bem hoje finalmente venho aqui...desejar um bom fim de semana e deixar um bj
Sony

Claudia Sousa Dias disse...

Ainda não conheço, mas fiquei curiosa!

Beijo grande e bom fim-de-semana!

CSD

x disse...

esta música enche-me as medidas em absoluto!ainda no outro dia comentei com uma amiga que adorava que viesse a Portugal.obrigada pela sugestão,mais uma vez*

Anónimo disse...

RTP tanto bom gosto!
Deixo uma sugestao seguindo a linha oriental: Ryuichi Sakamoto com destaque para "Merry Christmas Mr. Lawrence" em piano.
LPC

rtp disse...

Obrigada, Xana! Então já somos duas a torcer peal vinda do Sahwney! :-)
Obrigada, também, LPC! Pelo comentário e pela visita. Agradeço a tua sugestão. Ryuichi Sakamoto também é do meu agrado.