quinta-feira, abril 05, 2007

Letras à Mesa - "O Carteiro" (Porto)


Restaurante O Carteiro
Rua Senhor da Boa Morte, 55 (ao Largo do Ouro; próximo do Maré Alta)
Tel.: 225 321 170 * E-mail: ocarteiro@guiadosrestaurantes.net
Preço médio: cerca de 20 €/ pessoa * Aceitam cartões de débito e crédito
Reserva: conveniente, principalmente às Sextas e fins-de-semana
Horário: 12h30 – 14h30 / 20h00 – 23h00 (Encerra ao Domingo)
Capacidade: 32 pessoas * Estacionamento fácil
Ementa em: http://www.netmenu.pt/Restaurantes/menu.asp?RestID=2242&PageID=1
Localização em: http://www.netmenu.pt/Restaurantes/Pagina.asp?RestID=2242&PageID=3

O Carteiro é daqueles restaurantes onde nos sentimos em casa. Num pequeno espaço acolhedor, simples, com decoração minimalista, na qual se destaca um conjunto de cartazes e panfletos relativos aos mais diversos eventos (concertos, exposições, rótulos de produtos alimentares…), somos convidados a degustar os prazeres da mesa com calma, muita calma… Antes de mais porque o serviço é relativamente demorado (a gerência é familiar e o proprietário parece querer manter os funcionários dentro de um restrito número…), ao que acresce o facto de os pratos serem confeccionados na hora.
Comece-se por umas entradas simples mas eficazes: pataniscas, cogumelos salteados com travo a coentros e queijo gratinado com bacon. A acompanhar, umas tostas com patê home made.
Para beber, a carta de vinhos é boa – não excessivamente completa – e a sangria é sempre uma excelente opção.
Nos pratos principais encontramos uma cozinha que não é propriamente de autor nem massificada. As especialidades são o folhado de carne à Carteiro, a posta à Carteiro e a açorda de gambas. Recomendo em especial o primeiro: dentro de um rolo de massa folhada e sob um manto de queijo derretido, é-nos sugerido um pedaço de carne de boi grelhada e bem temperada e com o bónus de uma fina fatia de fiambre. Delicioso e nada enjoativo como à primeira vista se poderia pensar. Os acompanhamentos merecem ainda referência: migas, castanhas cozidas com travo a canela (excelente) e legumes também cozidos.
As sobremesas são habituais: mousses de chocolate e manga e outra doçaria.
A música de fundo recorda-nos os anos 80 e, como se disse, o serviço é simpático, apesar de lento.
Como alguém dizia num recente repasto que lá decorreu, alguma lentidão do serviço faz jus ao nome: o carteiro também só vem uma vez por dia…
Delicie-se com uma boa refeição e uma ainda melhor companhia, relembrando as páginas notáveis do Carteiro de Neruda!

13 comentários:

rtp disse...

Óptima sugestão! O folhado é uma delícia! Infelizmente não consegui provar a mousse de chocolate! Fica para outra vez! A repetir, sem dúvida!

x disse...

para agradecer a sugestão do tretas, retribuo outra: o restaurante italiano toscano. já ganhou um conjunto de prémios e a cozinha é, de facto, incomparável. o espaço é acolhedor,relembrando os restaurantes de máfia italiana dos filmes, com um toque de requinte. a música que passa é italiana o que consolida o espírito.
o link é: http://pwp.netcabo.pt/0449552601/toscano/local.html

Joaninha disse...

Um apetitoso relato de um restaurante de que não sabia a existência! Muito bem.

Toutinegra Futurista disse...

Penas estar tão longe e em serviço de vigilância discreta... Fico com água na boca...

verde disse...

também já visitei "o carteiro" e gostei muito. muito acolhedor e com uns pratos de cozinha típica portuguesa deliciosos. eu provei o lombo assado no forno com castanhas e batatinha assada e o verdadeiro esparregado. delicioso. :)))) em boa companhia é ainda melhor

Fábio Ferreira disse...

Gostei em particular da rua..RUA SENHOR DA BOA MORTE!! e também do estacionamento fácil ;) para ser facil nao tem carros, se nao tem carros nao vai la ninguem..lol. Estou a brincar! Deve se comer bem ai.. Mas onde se ri bem a seria e no meu blog ;) façam uma visita e nunca mais vao querem outra coisa!!!

SONY disse...

___FELIZ PÁSCOA___
__DE MIM PARA TI_______
***_**
_**___**_________****
_**___**_______**___****
_**__**_______*___**___**
__**__*______*__**__***__**
___**__*____*__**_____**__*
____**_**__**_**________**
____**___**__**
___*___________*
__*_____________*
_*____0_____0____*
_*_______@_______*
_*______________*
___*_____W____*
___**_________**
_______*****__
ESTOU AQUI PARA DESEJAR UMA PÁSCOA FELIZ, JUNTO DE QUEM TE FAZ SORRIR!
UM BEIJO GRANDE
SONY

Anónimo disse...

Filipelamas, gula em período de Quaresma é excomunhão garantida...

rocky disse...

Quase me sinto conquistada pelo carteiro... apesar de não ser o de Pablo Neruda. Já agora, só uma dúvida: a mousse é só de manga ou é de manga-chocolate? É que eu sei que tens uma tendência para as mousses «mix»!!!;-)

Manuel disse...

O Carteiro mudou algumas notas decorativas e tem novo menu. Não deixe de experimentar o Tornedó wellington, O folhado à Carteiro e as deliciosas sobremesas... Muito gostoso.
Eu fiquei Fã

Unknown disse...

Nao conheco ainda!!! Espero em breve conhecer e fazer degustacao.
Parabens pelo sucesso!!!!

nuno disse...

Uma desilusão! Fui ontem lá jantar, levei a minha maria na esperança de uma desgustação romântica e saíu tudo ao contrário.
Na ganância de fazer mais dinheiro, encheram as pequenas salas com mesas, o que faz com que as pessoas estejam umas em cima das outras, partilhem as conversas e pior os cheiros corporais.
O prato da casa, o tal folhado à carteiro foi uma desilusão, a massa folhada vinha crua o que tornou a comida enjoativa. A Maria pediu um arroz de pato que já devia ter sido cozinhado outro dia e fui requentado na altura. A desilusão maior foi com a sobremesa, pedimos um petit gateau e fomos presenteados com petit gateau made in pingo doce com o tradicional sabor a corantes e conservantes.
Sem duvida uma experiencia a não repetir.

Joana disse...

Um charme!!! Simplesmente adorei o ambiente!