segunda-feira, março 05, 2007

Porto de Vista Esclarecida (VII)

Gbn acertou novamente! E, mais uma vez, com uma resposta muito completa.

Trata-se, de facto, de um pormenor da fachada dos Armazéns Cunhas. O pavão engaladado testemunha a permanente promessa de novidades a preços baratos!

É uma imagem de uma cidade diferente, com hábitos distintos. A marca de um passado recente, em que o comércio se fazia a retalho em estabelecimentos com tradição.

Ocupa um dos lados da Praça Gomes Teixeira, mais conhecida por Praça dos Leões, em homenagem aos belos exemplares do rei da selva que habitam a fonte que se encontra no seu centro.

Em frente situa-se o belo edificio que já albergou a Faculdade de Ciências e que hoje acolhe a Reitoria da Universidade do Porto. Nos seus corredores encontram-se interessantes fotografias do Porto Antigo de que falava, em que o tempo se movia ao compasso das carruagens e a vida era feita de tradições. Aqui fica, então, um retrato da Praça dos leões dessa época.

Por fim, e em honra à caríssima Thumbelina, deixo uma fotografia de um dos habitantes dos jardins do Palácio de Cristal. Este, sem dúvida, mais envergonhado...

4 comentários:

Serenidade disse...

Tantas vezes passei e passiei por essa Praça, onde me ocorreram peripécias engraçadas, assim como nos corredores da ex - Faculdade de Ciências, várias dores de cabeça também... :( E nos armazéns cunha comprei uma das batas de laboratório...
Boas recordações e outras desnecessárias, mas...

Beijos de luz serena.

verde disse...

De link em link descubri o vosso Blog! Parabéns é muito bom!
O Porto é uma cidade lindíssima. Edifícios como os Cunhas são de facto emblemáticos!

Joaninha disse...

Quantas vezes não me deparei com aquela ave a caminho da Rua dos Bragas!...

rtp disse...

Em nome do T& L, obrigada, Verde! By the way, belo nome! :-)