segunda-feira, fevereiro 26, 2007

Elogio ao Domingo (II)

As sombras gigantescas projectadas nas paredes da Sala Suggia da Casa da Música, na noite passada, prenderam e envolveram a plateia, encantada com a genialidade dos três músicos que formam o McCoy Tyner Trio.
Os 69 anos de McCoy Tyner já lhe dificultam os movimentos, mas, depois de se sentar ao piano, parece recuperar 20 anos de vida. A leveza das suas mãos, que dançam freneticamente sobre o piano em solos que rasgam a opacidade do ambiente toldado de fumo, confirma o peso da sua carreira. Iniciou-se no jazz durante os anos 50, tocando com John Coltrane, e deixou a sua marca no panorama musical de então, criando harmonias e ritmos invulgares. Durante os anos 60, o pianista encetou os seus próprios projectos, reinventando tanto a música popular como estilos musicais de culturas distantes. O resultado foram 80 álbuns, 4 Grammys e o prémio Jazz Master do National Endowment for the Arts, atribuído em 2002.
Gerald Cannon e Eric Kamau Grávátt completaram o trio. Eric ocupou-se da bateria de forma competente, tendo brilhado sob os holofotes durante alguns solos. Foi, porém, Gerald Cannon quem dominou não apenas o contrabaixo mas também o público da Casa da Música.
Fica aqui uma amostra da genialidade de McCoy Tyner, já com alguns anos.

9 comentários:

filipelamas disse...

Que maravilha!! A nossa Rocky voltou e em grande! Magnífico texto!
É por estas e por outras que os "velhos" bloggeurs (boxeurs) nunca esquecem...:))

Anónimo disse...

Parabéns Rocky!!! Fico a aguardar com entusiasmo o teu coment ao ESPECTACULAR concerto do Michel Camilo & Tomatito. Quanto ao concerto em causa, nota negativa para a equipe de som, que nos fez chegar um resultado final super desiquilibrado e impediu a devida apreciação por parte do público de uma das poucas lendas de jazz ainda vivas.

rocky disse...

gt: realmente o som poderia ter sido melhor. Apesar de não ser uma connaisseuse, também achei que a bateria/percussão estava desproporcionadamente alta. Em compensação, o piano merecia maior protagonismo. Mesmo assim, a apreciação global é francamente positiva!

Páginas Soltas disse...

Para além do magnifico texto e elucidar-nos sobre a histório dos McCoy tyner trio...fiquei encantada
com o belo momento de musicalidade.

Se o som não estava no seu melhor..não esquecer que isto é uma gravação!

Parabens!

beijo da
Maria

GBN disse...

Para quando um post "Alergia ao Domingo porque amanhã é Segunda-feira"...? eh eh!

rocky disse...

gbn: Isso é que não! - as coisas boas da vida têm de ser aproveitadas até ao último momento, não sofrendo por antecipação com as que nos dão menos prazer!

GBN disse...

Claro Rocky, concordo em absoluto consigo. Por favor não fique triste comigo, pois estava apenas a brincar com a expressão elogio...

rocky disse...

Como um bom poeta, claro...;-)

Anónimo disse...

Apesar da retractação de Gbn eu - sob a minha própria direcção (por vezes desgovernada)e por minha conta - apoio inteiramente aquela ideia da "Alergia ao Domingo porque amanhã é Segunda-feira" e inicio já aqui uma petição com vista à execução para prestação de facto, id est, o início dessa rubrica no T&L...

Avante Camaradas!

P.S: "gt" por favor escolha outra abreviatura! é que essa gives me the creeps ...