quinta-feira, dezembro 21, 2006

Porto de Vista Esclarecida (IV)


Muitos parabéns, filipelamas! Pela segunda vez consecutiva és o vencedor do desafio do Porto de Vista: a estátua situa-se, de facto, na PRAÇA DA REPÚBLICA. E, a avaliar pelos conhecimentos castrenses demonstrados na resposta já não tenho dúvidas: tu foste à tropa!!!! ;-)
Em boa verdade, porém, ainda o vencedor não tinha visto a imagem, já rtp aventava a hipótese de se tratar da Praça da República. Faltou-lhe em velocidade no teclar o que lhe sobrou em perspicácia...

O nome oficial é «Jardim Teófilo Braga», mas todos o conhecem por «Praça da República». Veremos a razão para este facto na história da cidade do Porto.
Na sequência do Ultimato inglês, multiplicaram-se abertamente as conspirações em vários sectores da sociedade portuense contra a monarquia, que acabaram por desaguar em revolta no dia 31 de Janeiro de 1891. Contrariamente ao que os republicanos esperavam, porém, este movimento não teve o necessário apoio por parte dos militares. Apenas o batalhão de Caçadores 9 adeririu à intentona, concentrando-se no Campo de Santo Ovídio, hoje Jardim de Teófilo Braga (Praça da República). Daí, por entre vivas à República, os revoltosos dirigiram-se aos Paços do Concelho, onde foi proclamada por Alves da Veiga a implantação da República e anunciada a constituição de um Governo Provisório. No entanto, quando as tropas revoltosas subiram a rua de Santo António, hoje 31 de Janeiro, para se juntarem à Guarda Municipal, esta abriu fogo do cimo da rua sobre os revoltosos e civis que os acompanhavam, tornando inevitável a derrota.

A fotografia publicada no post anterior é de uma escultura em bronze de António Fernandes de Sá, representativa do Rapto de Ganímedes por Zeus, transformado em águia. Trata-se de uma escultura que foi premiada no Salão de Paris, de 1900.

2 comentários:

filipelamas disse...

Muito obrigado, se bem que o prémio é ex-aequo meu e da rtp! Fiquei muito mais esclarecido depois deste verdadeiro serviço público da rocky em prol do meu conhecimento da cidade que amo.

Anónimo disse...

Muito bom! voces estao de parabens!
alem disso, é muito legal ver a evolução do seu blog, que comecou junto com o meu. continuem assim!
Bom ter amigos além mar!
Nos vemos ano que vem!