segunda-feira, dezembro 04, 2006

Porto de Vista Esclarecida (III)


Desta vez o prémio fica em casa. Os colegas bloguianos acertaram.
A Rocky teria divulgado a resposta escassos minutos após a publicação do post, não tivesse eu exercido uma levíssima pressão para evitar a sua declaração de ciência. No entanto, não se lhe dê ouvidos pois não houve coacção física, eficaz pelo menos. Ainda conseguiu ludibriar a minha atenta vigilância e levantar um pouco a ponta do véu!
Quanto a filipelamas, para além de acertar, ofereceu-nos uma breve lição de história e da topografia da cidade do Porto. Pouco há a acrescentar.
Aqui fica, apenas, um punhado de curiosidades.
Trata-se, de facto, de um monumento da autoria de Tomás Costa, em homenagem ao infante D. Henrique, nascido no Porto e grande impulsionador dos Descobrimentos portugueses durante os reinados de seu pai (D. João I), de seu irmão (D.Duarte) e parte do reinado de seu sobrinho (D. Afonso V).
A pedra utilizada na sua construcção foi extraída do rochedo da Ponta de Sagres e foi transportada, entre a Cantareira e o Cais da Ribeira, por uma caravela especialmente construída para o efeito nos estaleiros de Gaia.
A primeira pedra foi colocada pelo rei D. Carlos, a 4 de Março de 1894, quando se comemoravam os 500 anos do nascimento do Infante. Depois deste e de outros actos simbólicos (descerramento de uma lápide na fachada da muito próxima Casa do Infante), seguiu-se um jantar no Palácio da Bolsa, em que a iluminação, pela primeira vez, foi garantida pela electricidade.

4 comentários:

filipelamas disse...

Fiquei a saber mais coisas! Onde levanto o prémio?:)

Joaninha disse...

Eu ainda estou à espera do meu prémio...

Mr. Sherlock disse...

E eu que nunca chego a tempo...
E logo eu que tenho jeito pa adivinhar isto.
E é que já n uso a minha lupa pa desvendar mistérios há muito tempo...
Um chance, uma chance é o que lhe peço dear PBC*

ps: cá em Londres PBC stands for Portuguese Broadcast Corporation aka RTP :P

Anónimo disse...

gosto muito desses posts que abrem a nossa cabeça!
parabéns!