quinta-feira, outubro 12, 2006

Tisanas

Realidade invertida *


Tisanas? Nunca tinha ouvido falar!
Li três e fiquei muito agradada.
Sim, não são para beber - ou talvez sejam, em pequenos tragos para saborear todas as nuances do seu paladar. São pequenos textos escritos por Ana Hatherly . Não se deixam classificar através das categorias tradicionais. A autora (poeta, romancista, ensaísta e tradutora, para além de ser professora universitária), com uma obra vasta e diversificada, escreve desde 1956, estas infusões líricas em que desconstroi a realidade para a voltar a recriar. À primeira vista não parecem fazer muito sentido, mas depois de digeridos abrem-se numa vastidão de significância.
Aqui ficam duas Tisanas (dizem-me que não são as melhores – fiquei com vontade de ler mais).

"Era uma vez duas serpentes que não gostavam uma da outra. Um dia encontraram-se num caminho muito estreito e como não gostavam uma da outra devoraram-se mutuamente. Quando cada uma devorou a outra não ficou nada. Esta história tradicional demonstra que se deve amar o próximo ou então ter muito cuidado com o que se come. " (Ana Hatherly, Tisana 61)

"Os românticos diziam que a morte é o desaparecimento do outro porque na verdade como é que eu posso conhecer o desaparecimento de mim. Penso nisto e olho para o telefone. Penso em ti. O que é que não se tornou um lugar-comum." (Ana Hatherly, Tisana 106)
* NL, procurei aplicar, nesta foto, a a técnica ensinada no iníicio do ano. Aguardo a crítica severa (até já antecipo parte)

6 comentários:

filipelamas disse...

Não conhecia as tisanas. Gostei em especial da 1.ª. Fantástico sentido de humor em «ter cuidado com o que se come». Antecipo crítica construtiva de NL.

Anónimo disse...

Desconhecia as tisanas, mas foi um prazer aqui vir e começar a conhece-las.

Anónimo disse...

Também admito que não conhecia as tisanas. Achei a primeira fantástica, tão humoristica quanto carregada de significado.
Fiquei curiosa.
Bj

Anónimo disse...

Na fotografia, tal como na vida... "a beleza está nos olhos de quem vê"

Anónimo disse...

PS: fiz um píqueno re-touch com a foto e enviei-te por email... vê se gostas...

rtp disse...

C`est vrai, Monsieur NL! Já vi a tua sugestão. Gostei muito. Obrigada! O recorte é deveras fundamental!:-) Mas é técnica que ainda não domino.