sexta-feira, outubro 27, 2006

Early Night Posts (9)

De stijl clock - Gerrit Rietveld

"Procede deste modo, caro Lucílio: reclama o direito de dispores de ti, concentra e aproveita todo o tempo que até agora te era roubado, te era substraído, que te fugia das mãos. Convence-te de que as coisas são tal como as descrevo: uma parte do tempo é-nos tomada, outra vai-se sem darmos por isso, outra deixamo-la escapar. Mas o pior de tudo é o tempo desperdiçado por negligência. (...)
Nada nos pertence, Lucílio, só o tempo é mesmo nosso. (...) É tão grande a insensatez dos homens que aceitam prestar contas de tudo quanto - mau grado o seu valor mínimo, ou nulo, e pelo menos certamente recuperável - lhes é emprestado, mas ninguém se julga na obrigação de justificar o tempo que recebeu, apesar de este ser o único bem que, por maior que seja a nossa gratidão, nunca podemos restituir."
Lúcio Aneu Séneca, "Cartas a Lucílio", Edição da Fundação Calouste Gulbenkian, 2004.

5 comentários:

Joe disse...

Se o FCP-benfica de amanhã for a roubalheira do costume serei eu a escrever umas cartas ao Lucílio, mas essas absolutamente impublicáveis.

Joaninha disse...

Tempo... Neste momento, parece-me sempre tão escasso!!!

rtp disse...

Caro joe, depois falamos. Se bem que como diz o toutinegra, o futebol é apenas futebol... Com este tempo vale bem a pena desligar o televisor e passear (desde que não seja à beira-mar). ;-(
Caro Toutinegra, não tenho quaisquer informações sobre o inesperado desaparecimento do Mocho depenado. O facto entristeceu-me, pois já estava habituada a ler os belos posts que ele ia colocando no blog. A última notícia de que disponho é a de que ia voar até à Madeira. Depois, nada mais disse. A blogosfera está mais pobre.
A descoberta do mocho perdido é uma missão para um agente secreto. Toutinegra contamos contigo!
Cara joaninha, percebo que o post tenha vindo numa altura especialmente apertada em tempo. Se fosse possível, eu própria te arranjaria mais tempo ... Mas nem sei se era boa ideia. Assim, livras-te mais depressa desse trabalho.

filipelamas disse...

Grande vitória do FCP!

rtp disse...

Sim, parabéns ao FCP!