sábado, setembro 02, 2006

Albúm de férias do T&L - Day III

No 3.º dia, fomos ao encontro da História. Rumámos a Siracusa, uma das mais importantes cidades da Grécia Antiga e que viria a ser conquistada, entre outros, pelos Romanos.
Eis alguns vestígios desse rico e atribulado passado.






1.ª Orecchio di Dionisio; 2.ª Teatro Romano; 3. Teatro Grego; 4.ª Uma bela praça italiana.

3 comentários:

filipelamas disse...

Fiquei particularmente impressionado com o Orecchio di Dionisio e com a sonoridade do seu interior. Senti-me mesmo esmagado pela altura do local e recordei como somos pequenas peças num puzzle gigantesco...

rtp disse...

Sim ... foi uma experiência muito interessante.
A sonoridade é espectacular. Aliás, o baptismo desta gruta como "orelha de Dionísio" é obra do pintor Caravaggio (sec. XVII) e encontra a sua razão de ser (não tanto na forma da mesma, que a assemelha a um pavilhão auricular), mas à lenda, segundo a qual o tirano Dionísio ali colocava os prisioneiros para lhes descobrir os segredos, em virtude das virtualidades do eco naquele espaço.
Resta-me destacar as Catacumbas de S. João de que não há registo fotográfico, dada a proibição vigente de captação de imagens. Depois das catacumbas em Roma, são as mais extensas em solo Italiano. Aí sim (tal como já me tinha acontecido nas catacumbas de S. Calisto em Roma) eu senti-me pequenina!

filipelamas disse...

Sem dúvida que as catacumbas de S. Giovanni foram um ponto alto nesta viagem do T&L. Não só pela profunda religiosidade que ali se respirava, mas sobretudo pelo exemplo de preserverança dos primeiros cristãos e pelo modo como se deve (julgo eu) encarar a morte: uma passagem para uma dimensão ainda mais feliz, sem que isto nos dispense de aproveitar ao máximo tudo o que este planeta tem para nos oferecer. Bem vistas as coisas, viajar é um imperativo de consciência! Haja dinheiro para tal...