sexta-feira, julho 28, 2006

Mãos que falam


Porto, 28 de Julho de 2006.

Tiago,

Acho que este é o teu primeiro aniversário longe de nós. Não que haja uma tradição nesse domínio cá por casa, tirando os típicos bolo e espumante e as prendinhas da praxe. Também em nada me entristece o motivo pelo qual estás do outro lado deste gelado oceano.
Do que hoje sinto falta é do olhar maroto que trazes na face durante o dia de anos. Um misto entre a porfia a uma idade ainda bem jovem e a recordação latente de quando em miúdo te empoleiravas no guarda-fatos para descobrir o presente que afadigadamente e em vão tentáramos esconder.
Não é este o local nem o meio para dizer o que gosto em ti. Até porque não temos esse hábito. Ainda bem. Basta-me a confiança que depositamos um no outro e a cumplicidade que vamos tendo, quantas vezes sem a opacidade do ruído. Basta-me ser também o irmão mais velho, por vezes armado em pai conselheiro, chato e rezingão.
Neste dia que é teu, lembro-me sempre do quanto desejava ter um irmão e da forma, diria «artística»(!), como o pedia: ia para debaixo da cama dos pais e por tal rezava. Finalmente alguém (pelo menos os pais…) me ouviu e, depois dos ciúmes habituais que me fizeram ler compulsivamente «Rosa, minha irmã Rosa», de Alice Vieira, pontuado pela fúria (confesso que até nem era: ver-te assim pequenino com a tua mãozita agarrada à minha) de ter de te embalar e não poder ir brincar para o «pátio do café», eis que temos o «rapaz» quase formado (não se vejam aqui laivos pequeno-burgueses), opinativo, brincalhão e capaz de, com uma simples frase, fazer instalar a dúvida metódica cartesiana.
É teu o Mundo! Ele está aí para ser vivido e é à Vida que hoje brindamos! Com o costumado espumante manhoso cujas bolhas se encontram, este ano, algures a meio do Atlântico…
Para não variar, andei às voltas, perdi-me em didascálicas e figuras de estilo... Ao ouvir umas músicas que deixaste no computador (terrenos desconhecidos para mim), apetece parafrasear-te

Parabéns e abração, grande mano!
Leonardo da Vinci, Estudo para mãos.

7 comentários:

rtp disse...

É caso para dizer que vale a pena fazer anos. Filipelamas sabe presentear!

filipelamas disse...

Quem merece, merece!

Anónimo disse...

Obrigado!!!..hum...e capaz d ter sido das melhores prendas k alg vez recebi gd manu!!;)

Vou passar o meu dia em Manhattan!!! (roi-te d inveja)...vou ver s encontro um restaurante portugues pa matar as saudads!!;)

Gd abraco (especial desta vez) pa ti e pa tds os k gostam d mim

Anónimo disse...

parabéns Tiago! manu do filipelamas tem que ser 5 *'s, e de facto é uma prenda muito linda!!!!

PS: há uns anos havia um restaurante Português na Time New Square, numa rua do lado direito (quem está virado para os ecrans!)

PARABÉNS

Anónimo disse...

Tivemos o grato prazer de acompanhar o v/ crescimento... Para além da sabedoria(!!!), tens uma alma ENORME, "A"!!! Sempre presente e atento ao "T". É de pessoas como tu que este mundo precisa!!! Felicidades a ambos!!

filipelamas disse...

Obrigado, anónimo! O prazer foi meu! Sempre aprendi muito com o vosso exemplo! Abraço a todos!

Diafragma disse...

Desculpa aparecer aqui fora do contexto, mas é só para responder à tua pergunta: pois não é uma ex-colónia não senhor, é.... Caldas da Raínha :)