terça-feira, julho 31, 2007

Portugal de Vista esclarecida (VII)


O Anónimo acertou! Muitos parabéns! Mas, dado o seu anonimato, não vamos poder oferecer-lhe o magnífico prémio com que bridamos sempre os nossos campeões! ;-) (Por falar nisso há dois que ainda não levantaram os seus prémios, não é?)
É efectivamente um dos peixes do "cardume" de esculturas que se encontra no Furadouro, junto à praia.
Quando já começo a sentir o cheiro das minhas férias que se aproximam, guardo ainda na memória olfactiva o odor a maresia com que fui recebida, há alguns dias, no Furadouro. Apesar das frequentes visitas na infância há muito que não me deslocava a essas paragens e, também há bastante tempo, não sentia um cheiro tão intenso a mar. Soube bem! Tão bem como as lulas num restaurante típico de que não me lembro o nome e como o brilho dos último raios de um pôr-de-sol magnífico! (que a foto do post de dia 26 documenta devidamente!)
Nesta altura em que já não apetece pensar muito, deixo uma citação do livro "Viagem a Portugal" do José Saramago, em que a páginas 80, ele diz: "De Ovar ao Furadouro são cinco quilómetros por uma estrada que vai a direito, como se quisesse lançar-se ao mar. Aqui a praia é um areal sem fim, encrespado de dunas para o sul. E a luz é um cristal fulgurante, (...). A esta mesma hora, no Verão, cegam-se os olhos com as múltiplas reverberações do mar e da areia. Agora o viajante passeia na praia como se estivesse na aurora do mundo.
É o momento solene
."

Portugal de Vista (VII)


Portugal de vista já com sabor a férias ...

sexta-feira, julho 27, 2007

ZOOMático com sabor a férias


Recordando com gosto e saudade umas férias de há meia dúzia de anos, fiz este mosaico em jeito de sugestão de pontos de visita e formulando votos de muito boa viagem e de umas óptimas férias para dois amigos que vão rumar à Aveiro holandesa! ;-)
Linha superior da esquerda para a direita: 1. Passeio pelos canais; 2. A Het Houten Huis, Begijnhof, n.º 34 (conhecida como a casa de madeira mais antiga da cidade num núcleo urbano com traços ainda marcadamente medievais e onde se respira tranquilidade, apesar de se encontrar no coração de Amesterdão); 3. Magere Brug (a mais célebre das quase 1500 pontes de Amesterdão; muito estreita; o American Express dizia que abria de 20m em 20m: esperei em vão que tal acontecesse!)
Linha intermédia da esquerda para a direita: 1. Vista da foz do Amstel; 2. Central Station (onde Anne Frank e milhares de judeus e outros perseguidos embarcaram em direcção aos campos de concentração) 3. A Casa de Anne Frank (um dos pontos que mais gostei de visitar). .
Linha inferior da esquerda para a direita: 1. Vista sobre o Amstel com a Magere Brug ao fundo; 2. Réplica de um barco da Companhia das Índias, chamado Amesterdam, no Scheepvaart Museum; 3. Uma das famosas casas flutuantes.

Ficam de fora do mosaico, apesar de pontos imperdíveis: os museus Rijksmuseum e o Van Gogh Museum, as Igrejas (em especial a Nieuwe Kerk e a Oude Kerk), os muitos mercados de flores, os passeios pela Dam Rak e pela Dam, artéria e praça principais da cidade, e claro, pelo famoso Bairro da Luz vermelha.

quinta-feira, julho 26, 2007

ZOOMático


Fim-de-tarde com sabor a maresia (25/07/2007)

Porto de Vista Esclarecida (XVIII)

A IP acertou! Parabéns! O duarte, também, merece o aplauso do T&L, pois percebeu de que edifício se tratava, apesar de não o ter identificado!
Trata-se, de facto, de um pormenor que encima o Palácio do Comércio que se encontra na esquina entre a Rua de Sá da Bandeira e de Fernandes Tomás.
Curiosamente, só reparei nas letras e na escultura, quando as vi a partir do parque de estacionamento do Centro Comercial "Via Catarina". No preciso dia em que tal aconteceu e em que esbocei uma tentativa (frustrada, diga-se) de fotografar o pormenor para um "Porto de Vista" recebo este desafio da luísa. A minha tarefa ficou claramente simplificada. E ainda dizem que não há coincidências! :-)
Para além de uma breve referência ao edifício no livro "O Porto em vários sentidos" de Agustina Bessa-Luís com fotografias de Nicolas Sapihea ("Na boca de cena de um comércio quase desaparecido, resistem heróis e corcéis. Os guardiães dos «Armazéns do Castelo» continuam no seu posto.", p.62) encontrei alguns elementos informativos no blog a cidade surpreendente:
"O projecto de arquitectura é de David Moreira da Silva, genro de Marques da Silva o arquitecto que, a par de Nicolau Nasoni - em tempos diferentes -, mais marcou o Porto com a sua arte. (...)
(...) o promotor do Palácio do Comércio foi «Delfim Ferreira, conde de Riba d'Ave, tendo-se encarregado da sua construção, a Cooperativa dos Pedreiros sob projecto de engenharia de Teixeira Rego». «(...) o custo total da obra, considerado gigantesco para a época, terá rondado os 300 mil contos. Toda a caixilharia é em bronze e alguns dos vidros aplicados em algumas das janelas e vitrinas, são em formato curvo e, ao que apurei, foram importados da Bélgica, a preços elevadíssimos», acrescenta Álvaro Mendonça no seu comentário. Informações preciosas, a que acrescento a de Pedro Lessa que nos diz que a data do projecto é 1941, de acordo com o Jornal dos Arquitectos, nº 85 de Março de 1990, pág. 31
"
http://cidadesurpreendente.blogspot.com/2006/08/o-palcio-do-comrcio.html
Foto parte superior: luísa do blog silêncio ensurdecedor
Foto parte inferior: blog a cidade surpreendente

quarta-feira, julho 25, 2007

Porque

Porque há estranhas formas de vida que por serem tão pouco comuns se transformam em paradigmas comportamentais.
Porque há dias estranhos que fazem da vida uma mistela de sentimentos e de emoções q.b.
Porque sabe bem estranhar certas misturas musicais.
Porque a mutabilidade do estranho é directamente proporcional à estranheza da imutabilidade.
Porque já me calava...
Porque sim...

Porto de Vista (XVIII)


Há um par de dias atrás, fui gentilmente desafiada para 3 Portos de Vista por uma vizinha da blogosfera -a luísa do maravilhoso blog silêncio ensurdecedor. Já descobri 2. Enquanto penso no terceiro - que está a ser um quebra-cabeças - e na medida em que fui devidamente autorizada pela luisa, vou partilhar os outros desafios já desvendados por mim ...
PS - White Castle e Duarte, não me esqueci dos vossos dois "Portos de Vista" que ainda não esclareci. Também eles têm sido uma agradável tormenta! ;-)

segunda-feira, julho 23, 2007

Real Decreto

Real Decreto

Eu, Dom Filipe de Menezes Leitão e Souza Vasconcellos de Lammas, Marquis do Reino do Forno, Senhor das Terras d'Aquém e Além Mundo, Eminência Sereníssima, Líder Espiritual e Temporal da Santa Igreja Fornense, etc.,
Depois de um aturado processo de selecção de entre os mais conceituados designers, e ouvido o Real Conselho das Armas do Forno,
Hei por bem e decreto, para ser cumprido e observado como consta, urbi et orbi:


§ 1.º: O brasão a seguir apresentado passa a representar, em todos os actos oficiais e em todas as bandeiras d'aquém e além mundo, este mui nobre Reino, assim substituindo, com efeitos imediatos, o anterior brasão mandado elaborar pelo 21.º Marquis do Forno, o Senhor Dom Augusto de Menezes e Seabra Lammas de Castello Álvares, nosso antecessor de boa memória e a cuja augusta memória prestamos, neste momento, e por intermédio deste real decreto, a mais viva homenagem.

§ 2.º: A inobservância da obrigatoriedade de utilização do brasão é punida com pena de degredo para o Porto, perda de honras e vantagens reais e esquartejamento em praça pública.

§ 3.º: Pelo presente decreto é prestado público louvor à Senhora Dona Thumbelina, autora do desenho do brasão, a quem se concede o grau de Excelsa Cavaleira da Real Ordem Fornense dos Símbolos Oficiais e se doa o Palácio do Sol.



Palácio Real do Forno, dado aos vinte e três de Julho do ano da graça de dois mil e sete. Festa de São Januário Fornense, Padroeiro dos Relojoeiros.

Dom Filipe de Lammas.
Marquis do Forno

Devaneio

Sinto-me Português. Ao contrário de Saramago, apesar de gostar muito de Espanha, não me agrada a ideia de um dos mais antigos Países com fronteiras definidas perder a sua identidade. É certo que as fronteiras já não existem e a soberania já não é um conceito com a densidade de Jean Bodin. Contudo, ser Português ainda é algo. A guitarra de Paredes que se calou há três anos não significa, para mim, um qualquer murmúrio, mas um momento de reflexão e de repouso numa época do ano em que as "baterias" vão falhando e em que necessitamos de descansar. Mesmo que se não saiba muito bem de quê. Mesmo que seja só para não ter horas, ou melhor, para as aproveitar de diverso modo.
Os "verdes anos" são, ao fim e ao cabo, todos aqueles que nos toca viver, independentemente da idade. Ela é somente um número num documento oficial. Todos conhecemos jovens velhos e velhos jovens. Creio mesmo que oscilamos todos, quantas vezes, e mesmo em um único dia, entre um e outro modelo. É, por certo, penhor de sanidade mental: saber brincar como as crianças e saber ser sério como os adultos (simplifiquemos assim os modelos).
Hoje apetece mais ser criança e esconder o globo terrestre com o balde da praia. Pode ser do Noddy ou do Bob, o Construtor. Qualquer um deles serve! Logo que seja a brincar...

sábado, julho 21, 2007

ZOOMático

Memória Fotográfica (2007/07/20)

sexta-feira, julho 20, 2007

T & L em Festa!!!!

Como a RTP é indefinível e indescritível, aqui ficam, neste dia especial, um mosaico festivo para a nossa GURU!!

Perseverante.
Amiga.
Radiosa.
Afável.
Belíssima.
És o
Nosso
SOL!!!

Rocky
Filipelamas

quinta-feira, julho 19, 2007

Ninguém dorme!



Tal como no final da ópera Turandot, de Puccini, que a deixou incompleta e que foi pela primeira vez levada à cena no La Scala di Milano em 25/4/1926, também eu hoje não quero dormir.
Faço minhas as palavras do Príncipe Desconhecido, em busca da Princesa Turandot, mais pela procura contemplativa da noite e do nascer de um novo dia radioso!
Nada como os três tenores para nos inebriarem e o magnífico coro que acompanha na perfeição esta obra-prima da ópera.
Aqui fica o respectivo excerto do libreto:

Il principe ignoto
Nessun dorma! Nessun dorma!
Tu pure, o Principessa,
nella tua fredda stanza
guardi le stelle
che tremano d'amore e di speranza...

Ma il mio mistero è chiuso in me,
il nome mio nessun saprà!
No, no, sulla tua bocca lo dirò,
quando la luce splenderà!
Ed il mio bacio scioglierà il silenzio
che ti fa mia.

Voci di donne
Il nome suo nessun saprà... E noi dovrem, ahimè, morir, morir!

Il principe ignoto
Dilegua, o notte! Tramontate, stelle!
Tramontate, stelle! All'alba vincerò!
Vincerò! Vincerò!

quarta-feira, julho 18, 2007

Porto de Vista Esclarecida (XVII)

A Thumbelina acertou! E a Luísa completou a resposta! É, de facto,um pormenor da fachada da Capela dos Anjos que se situa ao lado da FDUP. Nada mais descobri sobre o referido templo.
Deixo aqui (porque em cada esclarecimento do Porto de Vista faço questão de - eu - aprender qualquer coisa sobre a minha cidade e de partilhar a informação com quem quiser ler) uma pequena referência, que encontrei na net, sobre a rua onde se situam a Capela dos Anjos e FDUP: a Rua dos Bragas.
"Os terrenos onde se rasgou esta Rua dos Bragas pertenciam a um casal rústico chamado dos Carvalhos do Monte já referido em documentos da Misericórdia do Porto de 1508 - «casal de Carvalhos do Monte, prez da cidade» à beira da estrada de Braga.
Este casal veio, por herança à posse da família de José Ribeiro Braga, e incorporou-se na Quinta do Mirante. Foram estes proprietários que deram o seu apelido à Rua dos Bragas.
Não sabemos ao certo quando ela foi aberta, mas não figura ainda na planta do Bairro das Laranjais, de cerca de 1760, nem mesmo ainda na planta redonda, de Balck, em 1813.
Vem já porém e com a sua denominação actual, na planta de Costa Lima, de 1839
."
In http://ruasdoporto.blogspot.com/2006/06/rua-dos-bragas.html

Early Night Post (31)

Escuto
Escuto mas não sei
se o que oiço é silêncio
ou Deus
Escuto sem saber se estou ouvindo
O ressoar das planícies do vazio
Ou a consciência atenta
Que nos confins do universo
Me decifra e fita
Apenas sei que caminho como quem
É olhado amado e conhecido
E por isso em cada gesto ponho
Solenidade e risco

Sophia de Mello Breyner Andresen

terça-feira, julho 17, 2007

Um golo

Um golo
de sede
rumo ao infinito
em que tacteio
e t’encontro
em margens de laranjas
sumarentas e em
fatias de abacaxi
insular.

Um golo
de fome
do afago
rumo ao finito
do quarto em que te sinto.

Um golo
de nada
em bebedeiras
de riso e gargalhadas
de tudo.

Assim: um golo
tragado em garganta
seca de Verão adiado.

F.L.

Porto de Vista (XVII)


M. Ward - Chinese Translation

Aqui fica "Chinese Translation" do M. Ward. Gosto da música. O vídeo tem a sua piada. Mas é a curiosidade da letra, com a sua sucessão de histórias - em que, numa espécie de matriosca de episódios, se deixam sem resposta alguns enigmas da Vida - que mais me agrada:

I sailed a wild, wild sea
climbed up a tall, tall mountain
I met a old, old man
beneath a weeping willow tree
He said now if you got some questions
go and lay them at my feet
but my time here is brief
so you'll have to pick just three
And I said
What do you do with the pieces of a broken heart
and how can a man like me remain in the light
and if life is really as short as they say
then why is the night so long
and then the sun went down
and he sang for me this song
See I once was a young fool like you
afraid to do the things
that I knew I had to do
So I played an escapade just like you
I played an escapade just like you
I sailed a wild, wild sea
climbed up a tall, tall mountain
I met an old, old man
he sat beneath a sapling tree
He said now if you got some questions
go and lay them at my feet
but my time here is brief
so you'll have to pick just three
And I said
What do you do with the pieces of a broken heart
and how can a man like me remain in the light
and if life is really as short as they say
then why is the night so long
and then the sun went down
and he played for me this song

segunda-feira, julho 16, 2007

Do meu e-mail (VIII) ou de como o coração do blog é verde




Perguntas palermas (I)

Como (dizem que) perguntar não ofende:

1. Porque é que os tipos que distribuem os jornais gratuitos e que muito têm depauperado os cofres dos ditos jornais "tradicionais" têm de empancar o trânsito no cruzamento da Constituição com o Marquês, mesmo à hora em que vou trabalhar?
2. Porque é que os Portugueses ficam tolinhos com tudo o que seja à borla, mesmo que já tenham e não preste para nada?

Dicionário Alternativo

A pedido de várias famílias, aqui fica mais um desafio do já mundialmente famoso "Fornense":

fechar mal a mala.

Sob o alto patrocínio de S. Exa. Eminência Sereníssima O Senhor Marquis do Forno, Cultor das Artes e das Ciências d'Aquém e d'Além Mar

Early Night Posts (31)

Birthday
Los días que tú cuentas tiene el mundo:
pues cuando tú no estabas, ¿qué de real había?
¿Cómo pudo existir lo que tus ojos
no eran capaces de crear, tus dedos
de acostumbrar a la vital dulzura
de su tacto? No hubo nada antes
de ti, ni creo que haya
nada después de que tu vida acabe.
Ni siquiera los años que el tiempo me atribuye
antes de tu venida fueron sino fantasmas
de un mal sueño: más joven
soy que tú, pues no cuenta
para mí cuanto pude vivir sin conocerte.
También yo soy tu obra: lo que piensas de día,
lo que de noche ocupa tu deseo,
eso me alza, viva
criatura del amor, como una fuerza
tuya que por milagro se conforma
y alienta. Nada puede
sucederme si dejas de tejer esta tela
donde se van trabajando tus hilos como los míos.
Antes de ti, después de ti, el diluvio
de la nada disuelve
esta mano que escribe estas palabras.


Alfonso canales, Antologia Poetica, in http://www.cervantesvirtual.com/servlet/SirveObras/01316119755137844089680/index.htm


* Não conhecia a obra de Alfonso Canales. Uma belíssima recordação fez-me descobri-lo. Obrigada.

ZOOMático

Underground Music (Paris, Dezembro de 2006)

sábado, julho 14, 2007

No rescaldo da festa

Estar entre amigos vale sempre a pena! Foi exactamente isso que ontem se passou no jantar do Tretas & Letras comemorativo do 1.º aniversário do blog.
Agradecemos a todos os amigos que lá estiveram, bem como àqueles que, por um ou outro motivo, não puderam comparecer. Vai sendo difícil, com o ritmo diário da vida ter espaços de encontro e de partilha. É assim que encaramos o Tretas e, por isso, o jantar de ontem somente podia ser o reflexo dessa motivação de base.
As tretas foram muitas e praticamente não houve letras, ou será que estas últimas não existem sem as primeiras? De facto, no ambiente cinzento em que vamos vivendo, seria tão bom que muitos daqueles que pretensiosamente se dizem “cultores da cultura” não se tomassem tão a sério e deixassem a sua espontaneidade vir ao de cima.
Assim foi ontem. Ninguém usou máscaras. Só rostos luzentes e desprendidos, de quem ali estava por Amizade.
Poder-se-á pedir mais? Se é lugar-comum dizer-se que se não é feliz, mas que se está feliz, diremos que ontem todos estivemos felizes. E que o estado perdura!
Obrigado!

Filipelamas
RTP
Rocky

sexta-feira, julho 13, 2007

Elephant Gun - Beirut

"Parece música do Kusturica mas com a voz do Rufus Wainwright" ... Magnífica descrição!

Obrigada, LBC! :-) *

quinta-feira, julho 12, 2007

Do meu e-mail (VII)


Como o tempo tem sido um bem muitíssimo escasso nos últimos dias, só consigo colocar esta provocação aos benfiquistas, esperando, como externalidade positiva, que a nossa Rocky desperte do sono de intenso trabalho em que também anda envolvida e que a todos nos aprisiona neste final de ano lectivo. Ainda dizem que os profs não trabalham!!!


Bem, na verdade, só mesmo o Orelhas para se lembrar deste belíssimo equipamento alternativo!

Obrigado ao NS pelo envio do e-mail.


Ah! Espero contar com a vossa presença amanhã no jantar do Tretas, às 21 h, no Varandas da Barra, como oportunamente anunciado pela gerência desta nossa/vossa tasca! Só gravidezes, mutilações e coisas quejandas funcionam como causa de exclusão da culpa, dado que a ilicitude, in casu, nunca pode ser justificada! (Uma bucha jurídica fica sempre bem...)


Upside Down - Jack Johnson

Quando o tempo é tão escasso, sabe bem ouvir o optimismo na voz melodiosa de Jack Johnson e, já agora, pensar na praia e nas férias (ainda tão distantes)! :-)

"Who's to sayI can't do everything? Well I can try..."

E já agora: "I want to turn the whole thing upside down ..." :-)

Portugal de Vista (VI)

quarta-feira, julho 11, 2007

"Void" de Nitin Sawhney para contrastar com o preenchido corre-corre de um dia extenuante...

terça-feira, julho 10, 2007

Porto de Vista Esclarecida (XVI)

O Duarte acertou! Parabéns.
É uma fotografia de um pormenor da decoração de um dos mais famosos cafés da cidade do Porto - o Majestic.
Reza a história que, em Dezembro de 1921, abria as suas portas, em Santa Catarina, um luxuoso café, então chamado Elite. O requinte da obra - da autoria do Arquitecto João Queirós – e a qualidade dos protagonistas das tertúlias e encontros que lá foram ocorrendo, permitiram que aquele primitivo nome se ajustasse à clientela que o ia frequentado.
Ainda hoje o Majestic é palco de momentos de reflexão e discussão muito interessante. A fotografia que serviu de base ao último desafio foi, por mim, tirada numa Tertúlia organizada por ocasião do Dia da Poesia, no passado 21 de Março.
Não coloquei a foto na altura por julgar que ela seria facilmente identificada pelo campeão pioneiro, GBN. E, afinal, o desafio até apresentava algum grau de dificuldade ...
Como ainda não tirei uma foto da entrada do famoso café e enquanto não o fizer, deixo aqui uma foto da entrada do Majestic encontrada na internet.
Para conhecer um pouco mais da história, veja-se o site http://www.cafemajestic.com/

segunda-feira, julho 09, 2007

Porto de Vista (XVI)

domingo, julho 08, 2007

Graffiti

"When things go wrong as some times will
and your daily road seems all up hill,
when funds are low and debts are high,
when you try to smile but can only cry,
when you would you like to quit
Make a wish and always give a bit!
There`s receiving in the giving ..."

sexta-feira, julho 06, 2007

Em virtude de um imprevisto de força maior que impossibilita a presença dos treteiros no jantar agendado para este sábado, decidimos remarcá-lo para a próxima sexta-feira, dia 13 de Julho, no mesmo sítio e à mesma hora.

quinta-feira, julho 05, 2007

Apenas raios


Young boy in the Sun, Franz von Lenbach, 1860, Darmstadt,Hessisches Landesmuseum.

No dia em que o Sol me beijou a pele,
a calidez do ar bebido tornou-se
ofegante manto de Felicidade incontida.
Os poros satisfizeram o desejo da Aurora
daqueles dias em que moreno junto
a ti,
naquela Praia secreta que em sonhos visitava
e onde apenas havia toalha, e areia, e mar,
e ancinhos, e baldes, e castelos…
para nós.
O fulgor dos raios de luz entorpecidos
nas copas das árvores às quais rezámos
pelo vigor do laço que nos aprisiona
em liberdade condicional doce e melosa,
é agora aplainado pela espiga de trigo
com que me presenteaste em sinal
de comprometido trabalho.
Deixemos os raios do Astro
atingirem os nossos corpos
sem lhes exigir que nos colorem.
Que fiquem apenas,
que somente aqueçam o sangue já revolto,
que tão-só transformem o teu sorriso
em girassol cata-vento que me cata
a Solidão!

F.L.

PS - Desculpem, mas no dia do aniversário do Tretas não podia deixar de partilhar convosco estas "tontices"...

Happy Birthday to you, T & L

E eis que a Rocky se junta a filipelamas e a mim (RTP), cantando os parabéns ao blog! ;-))

PS - A do mês de Julho é mesmo uma óptima colheita!! ;-)))

quarta-feira, julho 04, 2007

Fourth of July

Para o bem e para o mal, é a potência mundial.
Hoje comemora a sua Declaração de Independência.
Fica a música pop/country de Denny Brown, Fourth of July.

Jantar do Tretas & Friends

O Tretas completa um ano no dia 5 - amanhã, portanto.
A equipa que tem produzido este espaço de partilha vai comemorar com um jantar no restaurante Varandas da Barra, perto da Pousada da Juventude (adequado, hem?) - Rua Paulo da Gama 470 1º - Porto 4150-589 PORTO -, no sábado, dia 7/7/2007 (mágica conjugação astral) às 21 h.
Quem quiser juntar-se é bem-vindo!

RTP
Rocky
Filipelamas

terça-feira, julho 03, 2007

Luz (III)

Évora (2006)

"Cenário" - Toranja

Mais um contributo para o vol. III do Best-of T&L.
Sendo o primeiro inteiramente dedicado à música portuguesa, gostava que contivesse uma canção dos Clã ou pelo menos da sua vocalista Manuela Azevedo. Mas mais uma vez o you-tube não colaborou.
Fica, então, "Cenário" dos Toranja. Não do "Segundo" mas do primogénito "Esquissos".
Foi difícil escolher uma música dos trabalhos deste grupo de que tanto gosto. O critério de desempate foi o videoclip.

segunda-feira, julho 02, 2007

Luz (II)

Cumprindo a promessa, cá fica um candeeiro da Vila de Sintra. Para a Xana. :-)

Portugal de Vista Esclarecida (V)


A Helena acertou! Parabéns!
Trata-se de uma fotografia do pórtico do Tritão no Palácio da Pena em Sintra, e que representará a origem do mundo.
Este palácio – mandado construir, a partir de 1840, pelo rei-consorte D. Fernando de Saxe (D. Fernando II) no local de um antigo e modesto Mosteiro de frades jerónimos – reúne, numa bela composição arquitectónica de inspiração romântica, elementos muito heterogéneos, de sabor manuelino, com pormenores mediévicos e ornamentações de influência mudéjar.
Mas, mais do que a beleza acrescentada por mão humana, gostava de destacar a belíssima cenografia envolvente. Dos terraços, janelas, ameias e torres deste Palácio altaneiro é possível apreciar, nas diversas direcções, o esplendor e vastidão da paisagem sintrense... até ao mar.
E, já agora, aqui fica a fotografia que eu ia colocar e que não coloquei por temer uma dificuldade excessiva do desafio. Estou arrependida... :-)

domingo, julho 01, 2007

Tendências da Moda#1

Como estamos próximos de fazer o nosso 1.º aninho - é já dia 5 -, aqui se inicia uma nova rubrica dita "Tendências da Moda". Começamos por modelos de peças muito úteis no dia-a-dia e que embelezam qualquer residência. De notar a extrema variedade e toque de puro bom gosto, bem típico do Tretas!
Ah! Gostava de saber qual é o modelo que preferem porque estamos a pensar transformar estas peças de arte em brindes aos nossos leitores mais assíduos!
Eu cá gostei do mais clássico, como não podia deixar de ser:)

Uma vez que o tipo que pôs esta coisa na net não permite que coloque aqui o vídeo, dêeem uma saltada a:
http://www.youtube.com/watch?v=wUiFjAdV94U

Inspiring quotes (9)


Busto de Marianne, símbolo da República Francesa, Georges-Laurent Saupique.

Criar
não é simplesmente unir ou justapor ideias; criar é sobretudo desconstruir e deificar a dúvida como método de construção prática. Quem destrói pode ser bem mais útil à ciência do que aquele que se limita a colocar em novos odres conceitos ultrapassados. Muitos dos totalitarismos, numa primeira fase, exalavam perfume de mudança e de igualdade. Partir certos frascos de perfumes é, pois, conquistar a Liberdade.

F.L.

Dicionário Alternativo

Com o devido consentimento da RTP, verdadeira Provedora do Fornense, o próprio Marquis lança um novo desafio desta mui nobre língua de tantos infelizmente desconhecida:
"Comer à cão".

Aproveito ainda para informar os mais desatentos que o Forno será palco de uma reunião do ECOFIN, em data a publicitar somente nas vésperas do evento, atentas as candentes questões de segurança mundial e a famosíssima competência das FOSF (Forças de Ordem e Segurança do Forno). Tudo, claro, com recepção luxuosa do Marquis às comitivas dos 27.

Presidência Portuguesa da U.E. - Portal de Ideias


Como se sabe, inicia-se hoje a (ainda) rotativa presidência da U.E. por parte do nosso País. Para além das questões atinentes a um novo Tratado que reveja o anterior «acquis communautaire», o Tretas decidiu dar uma ajuda ao nosso Primeiro, pedindo aos seus leitores que nos façam chegar iniciativas que gostariam de ver tomadas no próximo semestre.
Fontes bem colocadas dizem-nos que tudo será escrupulosamente estudado pela equipa do nosso Primeiro.

Aqui fica o link para a página oficial, de modo a que todos nos mantenhamos actualizados:

http://www.eu2007.pt/UE/vPT/